Você provavelmente já ouviu a frase "Hacker Hackeia".
De repente ela se popularizou nas últimas semanas pois foi usada em um suposto evento e/ou curso que ensina as pessoas a serem hackers. Para tentar dar credibilidade a si mesmo, o evento "que não pode ser nomeado" tomou para si essa frase e a máscara do Guy Fawkes, associada ao grupo hacktivista Anonymous desde os anos 2010.
Mas, se você está envolvido na comunidade de ciber segurança, deve saber que essa frase foi dita pelo Filipe Balestra, profissional e pesquisador que está há algumas décadas no mercado e é um dos organizadores da Hackers to Hackers Conference, o principal e mais antigo evento brasileiro da comunidade hacker.
Curiosidade: essa frase foi dita pelo Balestra em Fevereiro de 2018 durante uma discussão num extinto grupo do Roadsec no Telegram, quando uma galeria discutia o que é um hacker. A frase "Hacker Hackeia" caiu no gosto da galera e até mesmo virou uma linda camiseta da H2HC.
Na minha opinião essa frase é simples e genérica o suficiente para traduzir o espírito da cultura hacker, de abraçaras pessoas interessadas em "hackear" tudo e qualquer coisa a nossa volta. Hacker pode ser qualquer pessoa, que faça qualquer coisa, desde que de acordo com a cultura hacker. Pode ser um pentester, um participante de CTF, mas também alguém interessado em hardware hacking, biohacking, robótica, arte digital, etc.
O que é importante para se tornar um hacker? Ter a mente livre, fuçar, buscar informação, inovar e compartilhar conhecimento.
- Post sobre a treta recente na comunidade: A treta da Comunidade de segurança contra os "Cursos de Hacker" (com memes)
- Hacker, s.m+f. (post de 2019)
- Quero fazer um curso de Hacker (post de 2013)
- Graduação ou Certificação? (post de 2012)
Nenhum comentário:
Postar um comentário