Kevin Mitnick fez história e provavelmente é o "hacker" mais conhecido no mundo todo. Ele foi um ícone para diversas gerações de profissionais de segurança e pessoas apaixonadas pela cultura hacker. Após algumas invasões que o tornaram famoso no início doa anos 90, ele ficou preso entre 1995 e 2000, período em que aconteceu a campanha "Free Kevin", contra sua prisão preventiva, sem julgamento - que durou cerca de 5 anos (sua condenação ocorreu em 1999, após ele ficar preso por 4 anos e meio).
Solto, ele se tornou consultor de segurança e, posteriormente, empresário. Palestrante renomado, um pop star da segurança, mestre da engenharia social e autor de vários livros, alguém que já esteve na lista dos "hackers mais procurados" do FBI..
Foi difícil acreditar quando vi pela primeira vez a notícia do falecimento do Kevin Mitnick, nesta quarta-feira. Durante alguns minutos, procurei outras fontes para confirmar que não era fake news e vários colegas se perguntavam, nos grupos do Whatsapp, se era verdade. Somente neste dia 19/07 começaram a surgir notícias do seu falecimento na imprensa.
Eu tive a sorte de encontrar o Kevin Mitnick em duas oportunidades na Defcon, além de assistir uma palestra dele na Campus Party. Tenho um livro assinado e entreguei para ele um passaporte hacker brasileiro.
Para saber mais:
- Na Wikipedia: Kevin Mitnick
- Obituário
- Biografia no site mitnicksecurity.com
- Seu cartão de visitas ficou famoso na comunidade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário