abril 15, 2024

[Segurança] Permissão para Participar de CNPJ

Isso é uma novidade para mim, um recurso bem legal: proteja o seu CPF para ele não seja usado para abrir empresas sem o seu conhecimento!

Recentemente a Receita Federal apresentou uma nova ferramenta no Portal Redesim para combater fraudes de abertura de empresas com os dados pessoais (CPF) de terceiros, justamente evitando que o CPF seja utilizado por fraudadores para abrir empresas laranjas.


O Portal Nacional da Redesim possui a opção "Permissão para Participar de CNPJ" que permite evitar o uso não autorizado do seu CPF na abertura de novas empresas (CNPJs), protegendo assim o seu nome e suas informações pessoais contra esse tipo de fraude.


É simples ativar essa proteção:
  1. Acesse o Portal Nacional da Redesim, na página de Permissão para Participar de CNPJ;
  2. Faça o login com sua conta gov.br;
  3. Clique na opção "Proteger meu CPF" e você será direcionado para a página de confirmação, e a partir disso, o seu CPF estará impedido de participar do quadro societário de empresas (pessoas jurídicas / PJ).
O impedimento somente será válido para as novas inscrições e inclusões no CNPJ a partir da realização deste pedido, e não altera o quadro societário das pessoas jurídicas das quais você já faz parte.

Veja também:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.