Não é para menos, a notícia do novo monitoramento de transações financeiras rapidamente se tornou uma fake news de que a receita federal iria começar a taxar as transações via PIX. E, assim, os criminosos encontraram o "gancho" que precisavam.
Começou a circular mensagens supostamente da Receita Federal cobrando uma taxa pelo uso do PIX. No exemplo abaixo, compartilhado pela Receita Fedeeral, a vítima recebe um boleto falso, para pagar o suposto imposto.
A própria Receita Federal compartilho publicamente um alerta sobre esse golpe. Os criminosos estão aproveitando a onda de Fake News relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre transações financeiras para enganar cidadãos e aplicar golpes. Eles estão enviando mensagens falsas dizendo que transações acima de R$ 5 mil via PIX geram cobranças e que o CPF será bloqueado caso o pagamento de um suposto imposto não seja feito imediatamente.
O golpe utilizando indevidamente o nome e a logomarca da Receita Federal para dar credibilidade à fraude.
Isso é fake news, pois a Receita Federal não cobra taxas sobre PIX nem envia cobranças por WhatsApp, SMS ou e-mail. Golpes como este utilizam o medo e a desinformação para prejudicar cidadãos.
Se você receber essa notificação, simplesmente ignore-a. Em caso de dúvidas, se informe diretamente no site oficial da Receita Federal.
Os comentários no post da Receita Federal no Instagram são os melhores...
- Receita aperta fiscalização e passa a receber dados de cartões de crédito e PIX de instituições financeiras
- Receita Federal alerta: Cuidado com o “Golpe da Cobrança de Taxa sobre PIX”
- É #FAKE que a Receita Federal esteja cobrando imposto do PIX para quem recebe mais de R$ 5 mil; golpe envia boleto falso a vítimas
- Veja outros golpes relacionados à Receita Federal:
Nenhum comentário:
Postar um comentário