janeiro 14, 2025

[Segurança] Novo golpe após governo anunciar aumento da fiscalização sobre transações financeiras

A galerinha do mal não perde tempo!!! Poucos dias após o governo anunciar que, a partir de janeiro, a Receita Federal vai ampliar a fiscalização e vai receber dados de transações de cartões de crédito e de PIX das instituições financeiras, já começaram a surgir os golpes.

Não é para menos, a notícia do novo monitoramento de transações financeiras rapidamente se tornou uma fake news de que a receita federal iria começar a taxar as transações via PIX. E, assim, os criminosos encontraram o "gancho" que precisavam.

Começou a circular mensagens supostamente da Receita Federal cobrando uma taxa pelo uso do PIX. No exemplo abaixo, compartilhado pela Receita Fedeeral, a vítima recebe um boleto falso, para pagar o suposto imposto.


A própria Receita Federal compartilho publicamente um alerta sobre esse golpe. Os criminosos estão aproveitando a onda de Fake News relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre transações financeiras para enganar cidadãos e aplicar golpes. Eles estão enviando mensagens falsas dizendo que transações acima de R$ 5 mil via PIX geram cobranças e que o CPF será bloqueado caso o pagamento de um suposto imposto não seja feito imediatamente.

O golpe utilizando indevidamente o nome e a logomarca da Receita Federal para dar credibilidade à fraude.

Isso é fake news, pois a Receita Federal não cobra taxas sobre PIX nem envia cobranças por WhatsApp, SMS ou e-mail. Golpes como este utilizam o medo e a desinformação para prejudicar cidadãos.

Se você receber essa notificação, simplesmente ignore-a. Em caso de dúvidas, se informe diretamente no site oficial da Receita Federal. 


Os comentários no post da Receita Federal no Instagram são os melhores...

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.