janeiro 09, 2025

[Segurança] O Professor do Golpe Digital

O Fantástico deste domingo (dia 05/01) trouxe uma matéria extensa sobre a prisão do criador de uma plataforma online para estelionatários. O "Brasil Store" era um dos portais mais populares entre os cibercriminosos, que funcionava como painel de consultas e como loja de serviços fraudulentos.


O responsável pelo portal, apelidado de Banucha Gomes, ficou conhecido também como "Professor do Golpe Digital".

Entre os produtos vendidos por Banucha, estava o combo "Lara", que oferecia uma conta bancária laranja, com direito a um cartão cartão de débito, por R$ 1.600. Já o “Kit Bico” era mais completo e incluía uma conta bancária já aberta, senha de acesso a plataformas de e-commerce, documentos falsos e cartões de crédito clonados. O portal também oferecia cursos e apostilas ensinando como realizar fraudes e golpes digitais.

O portal atingiu um público de mais de 50 mil pessoas e chegou a disponibilizar mais de 10 mil cartões bancários clonados Na casa de Banucha, na ocasião da prisão, os investigadores encontraram drogas e duas armas com numeração raspada. A perícia descobriu que Banucha tinha no computador um total de 180 mil cartões clonados.

Segundo a polícia, o faturamento dele com seus alunos golpistas chegava a R$ 1,5 milhão por mês.

Banucha Gomes foi preso pela Polícia Civil em 11 de dezembro de 2024. Os sites de Banucha foram retirados do ar. Agora, a polícia tentar identificar e punir quem pôs em prática as aulas do crime.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.