junho 15, 2009

[Cyber Cultura] Phreacker americano se conecta à internet usando um modem de 1964

Uma matéria no site Geek me chamou a atenção: um phreacker americano postou um vídeo no YouTube mostrando com ele conseguiu se conectar e navegar usando um modem bem antigo.

O americano K.C., conhecido como “Phreakmonkey”, usou um modem analógico “Model A Acoustic Coupler Modem”, produzido em 1964 pela Livermore Data Systems, que ele ganhou em 1989 (aproximadamente) da viúva de um engenheiro aposentado da IBM. O único outro modelo semelhante (um Modelo B de 1965), segundo o vídeo, está no Computer History Museum, na Califórnia. O modem funciona a uma velocidade de 300 bits por segundo - o que é considerado extremamente lento, pois mesmo os piores modens ainda existentes costumam ter velocidade de 14.400 bps (14,4 mil bits por segundo), enquanto um modem discado moderno se conecta a 56 mil bits por segundo e uma conexão rápida bastante comum no Brasil gira em torno de, pelo menos, um milhão de bits por segundo.

Ele também postou mais informações e fotos em seu blog (mais precisamente, em dois posts: esse e esse aqui), onde comenta algumas coisas interessantes, como o fato de que o modem funcionou sem que ele precisasse fazer nenhum tipo de conserto ou modificação nos componentes originais.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.