junho 17, 2009

[Segurança] Vídeo de conscientização para os jovens

A Defensoria do Menor, a Telefônica e a Caja Madrid criaram uma excelente campanha educativa sobre os perigos da Internet voltada especialmente para os jovens espanhóis. O vídeo é curto, simples e direto, e aborda os perigos que os jovens se expoem ao publicarem suas fotos na rede e terem suas imagens compartilhadas indiscriminadamente.

Este é um fenômeno recente, que tem assumido grandes proporções com a popularização das comunidades virtuais, fotologs, das trocas de fotos pessoais e íntimas e, porque não, fruto da popularização das câmeras fotográficas embutidas em celulares. Um dos riscos é o chamado "cyber bullying", onde adolescentes ameaçam e ridicularizam um(a) determinado(a) colega pela Internet (através de posts em sites, comunidades, mensagens de SMS, etc). Outro é o "sexting", a troca de mensagens eróticas entre os adolescentes mas que acabam sendo publicadas ou compartilhadas na Internet, em geral fotos que tiram de si mesmos para enviar para a namorada (ou namorado) ou colegas.

Hoje, mais do que nunca, crianças e adolecentes tiram fotos de seus amigos e de si mesmos em situações corriqueiras ou mesmo em situações íntimas. Seja acidentalmente ou fruto de um ato mal intencionado, estas fotos podem facilmente ser divulgadas além do seu círculo de amizade. Seja por vingança ou com o intuito de ofender a vítima. Ou um simples acidente, como uma foto esquecida em um pendrive, ou em um computador que foi para a manutenção (e caiu nas mãos de um técnico bisbilhoteiro).

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.