junho 26, 2009

[Segurança] Vídeo mostra quadrilha que rouba senhas bancárias

Esta reportagem da Rede Globo mostra a ação de uma quadrilha especializada em roubar cartões de débito e senhas de clientes de vários bancos.

As imagens mostram o modus-operandi dos golpistas: um homem (ou uma mulher) se passa por cliente do banco na área onde ficam os caixas eletrônicos, e instala um dispositivo para aplicar o golpe: uma falsa leitora que retém os cartões bancários. Quando um cliente tem problema, ele se aproxima e oferece para "ajudar": ele (ou ela) liga do próprio celular para um falso serviço de atendimento ao cliente e repassa o telefone para a vítima, que acredita estar falando com um funcionário do banco e revela informações confidenciais (dados, senhas, etc).

O vídeo é impressionante, pois mostra a facilidade que os bandidos tinham em aplicar seus golpes a luz do dia.



A polícia, através do Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado (Deic), ainda procura a quadrilha. É difícil de acreditar, mas segundo a reportagem, os integrantes já foram presos no sul do país e colocados em liberdade.

Outra forma parecida de golpe, e também muito comum, consiste no uso de dispositivos chamados "chupa-cabra". Muitas vezes são dispositivos semelhantes ao mostrado na reportagem, mas ao invés de reter o cartão da vítima, ele é fixado sobre a leitora do caixa eletrônico para copiar os dados da trilha magnética no momento em que inserimos o cartão. É uma técnica um pouco mais avançada (tecnologicamente falando) do que a mostrada nesta reportagem, e igualmente perigosa.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.