 No início de Maio nós, do Garoa Hacker Clube, organizamos no mesmo final de semana a Virada Hacker e a terceira edição da Conferência O Outro Lado Security BSides São Paulo. A Virada Hacker foi inspirada na Virada Cultural da cidade de São Paulo e, inclusive, também consta como foi uma atividade oficial no calendário da Virada Cultural. Toda a organização da Virada Hacker e da Co0L BSidesSP foi feita por voluntários. Não tivemos apoio financeiro ou patrocínio da Virada Hacker, apenas da Co0L BSidesSP.
 No início de Maio nós, do Garoa Hacker Clube, organizamos no mesmo final de semana a Virada Hacker e a terceira edição da Conferência O Outro Lado Security BSides São Paulo. A Virada Hacker foi inspirada na Virada Cultural da cidade de São Paulo e, inclusive, também consta como foi uma atividade oficial no calendário da Virada Cultural. Toda a organização da Virada Hacker e da Co0L BSidesSP foi feita por voluntários. Não tivemos apoio financeiro ou patrocínio da Virada Hacker, apenas da Co0L BSidesSP. 
Da noite de sexta-feira, 4 de Maio, até a noite do domingo, 6 de Maio, o Garoa recebeu centenas de pessoas e hospedou dezenas de atividadades espalhadas entre a programação da Virada Hacker e da Co0L BSidesSP. Muita gente passou a conhecer o Garoa por causa destes eventos. Não sabemos quantas pessoas estiveram presentes na Virada Hacker, mas em muitas ocasiões os espaços da Casa de Cultura Digital ficaram lotados.
Começamos na sexta-feira a noite com um "Dojo" de Go, aonde o Luciano Ramalho ensinou s participantes a jogar um popular jogo de tabuleiro, seguido de uma sessão de "cine hacker" com o filme "Daqui a Cem Anos", um filme de ficção científica bem antigo que narra um cenário aonde a primeira guerra mundial nunca teria acabado. Fizemos uma pausa as 9 da manhã para voltar as 10h e dar sequencia a mais atividades, incluindo diversas oficinas e palestras.
Eu voltei ao Garoa as 7 da noite no Sábado, para dar uma palestra sobre Hacktivismo, e só saí na madrugada de segunda-feira, após a Co0L BSidesSP. A palestra sobre Hacktivismo foi ministrada dentro do Ônibus Hacker, que estava estacionado na porta da Casa de Cultura Digital. Montamos um espaço para a palestra no fundo do ônibus e o pessoal lotou os assentos. Muitas pessoas ficaram de fora e assistiram a palestra pelas janelas. Houve muita iteração com o pessoal, perguntas e comentários, e no final ainda fiquei batendo papo com os presentes por quase uma hora.
Durante a madrugada, enquanto o pessoal conversava ou fazia alguma outra atividade, eu preparei uma palestra sobre alguns conceitos básicos de criptografia baseados na história da máquina Enigma, que ministrei as 8 da manhã no Domingo, encerrando a programação da Virada Hacker (vide abaixo). O engraçado é que, até uns 15 minutos antes do horário marcado para iniciar a palestra, eu achei que ninguém viria para o Garoa tão cedo, mas de repente, várias pessoas começaram a chegar e, no final das contas, tinham cerca de 10 pessoas presentes.
A Conferência O Outro Lado Security BSides São Paulo (Co0L BSidesSP) foi um mini-evento de segurança organizado pela terceira vez pelo Garoa Hacker Clube a partir das 13h do Domingo, 6 de Maio - véspera do You Sh0t the Sheriff (YSTS). Esta foi a terceira edição do evento e, pela primeira vez assumiu o status oficial de uma das conferências globais Security BSides - e também foi a primeira BSides na América Latina. Pela primeira vez também contamos com dois palestrantes internacionais - além de uns gringos que vieram para o evento e conheceram o Garoa, como o Space Rogue, um dos fundadores da L0pht Heavy Industries - um grupo hacker fundado em 1992 e que foi ativo até 2001 com grande impacto no cenário hacker americano e mundial.
O evento começou atrasado pois tivemos que aguardar a liberação do espaço que alugamos na casa ao lado, na Associação Cultural Cecília, que hospedou a trilha principal de palestras. Mesmo com este espaço adicional e maior, as palestras ficaram lotadas. E não é para menos: nesta edição tivemos 145 pessoas presentes, um público maior do que as edições anteriores. Isto sem contar que as inscrições se encerraram menos de 24h depois de abertas, devido a elevada procura.
O evento também deu um pequeno lucro, um pouco acima de R$ 200,00, graças aos patrocinadores e ao leilão beneficiente que realizamos. Todo o lucro foi destinado ao caixa do Garoa, para ajudar a manutenção do nosso hackerspace.
Recebemos vários feedbacks positivos sobre o evento - principalmente graças aos excelentes palestrantes que engrandeceram o evento. Tivemos diversas palestras e workshops bem interessantes, além de um debate bem animado no final, sobre o mercado de pesquisa de vulnerabilidades. No final do evento, surgiu até mesmo um workshop autônomo sobre configurações avançadas de SSH, pois uma galera que se reuniu espontaneamente e começou a discutir o assunto em uma sala que estava vazia - bem no espírito anárquico e colaborativo do Garoa.
A Co0L BSidesSP foi resultado do trabalho de um grupo pequeno de voluntários e de patrocinadores que acreditaram na idéia. Fomos patrocinados pela Qualys, TrendMicro, Tempest e pela Conviso. Também só aconteceu devido a dedicação do Alberto Fabiano, do Ponai Rocha e do Ranieri Romerá, além da grande ajuda da Monica Yoshida e do Samuel Damasceno, que nos deram um apoio enorme no dia do evento.
Como o mundo não para, já estamos começando a organizar a próxima edição da Co0L BSidesSP, que acontecerá junto com a Hackers to Hackers Conference (H2HC), que vai ocorrer no final de semana de 20 a 21 de Outubro. Em breve teremos novidades :)












