maio 15, 2012

[Segurança] O Anonymous e o poder da coletividade

A melhor forma de definir o grupo e o movimento hacktivista Anonymous, usando uma única palavra, é chamá-lo de uma coletividade. Pois é justamente isto que o Anonymous é: um grande coletivo, um grupo de pessoas que se juntam informalmente em torno de uma causa ou uma idéia.

Uma das principais características  do funcionamento do Anonymous é a sua organização anárquica, sem uma estrutura ou hierarquia formal nem cargos, aonde os participantes entram e saem do grupo livremente e opinam a princípio com mesmo nível de influência. As decisões sobre as campanhas, ataques e alvos, são tomadas pela coletividade, através de seus canais de discussão. Não há uma liderança formal, exceto pela eventual influência que os membros mais ativos e mais antigos possam ter naturalmente. Além disso, qualquer pessoa pode se juntar ao grupo sem necessidade de um processo formal de "afiliação", o que inclusive facilitou o surgimento de dezenas de células, sub-grupos ou afiliados ao redor do mundo.

Esta característica de falta de hierarquia formal é refletida em um dos símbolos mais populares do grupo Anonymous: a figura do homem de terno, sem cabeça.

Esta estrutura do Anonymous é bem diferente da encontrada na grande maioria dos grupos hackers, defacers e hacktivistas existentes ou que já existiram, que são caracterizados por um grupo específico de pessoas, algumas vezes com seus líderes formais e aonde novos integrantes são aceitos mediante algum tipo de aprovação ou convite dos membros existentes.

A estrutura informal do Anonymous tem algumas vantagens, que certamente tem colaborado em muito no seu sucesso e podem fazer com que o grupo exista e continue ativo por muito tempo. Dentre elas, destaco a grande facilidade de aceitação de novos membros, o que permite o crescimento e a renovação constante do grupo, e a falta de lideranças formais, o que torna o grupo extraordinariamente resistente à repressão de opositores, governos, e forças policiais. Mesmo que vários de seus membros sejam presos pelas autoridades, os demais participantes podem continuar ativos e facilmente assumir o papel daqueles que saíram.

Mesmo com a identificação e prisão de dezenas de membros do Anonymous em todo o mundo nos últimos meses, o grupo continua ativo e forte (segundo um artigo no site da Sophos, 184 membros do Anonymous já foram presos até Abril deste ano).

Por outro lado, grupos tradicionais podem facilmente sumir ou parar com suas operações quando seus principais membros ou líderes são presos ou desistem. Quando os líderes do LulzSec anunciaram o final de suas atividades cerca de dois meses após o surgimento do grupo, o grupo parou de realizar ataques, pois seguia uma estrutura formal e mais fechada. A recente notícia da prisão de seu líder, Sabu, e de vários de seus principais membros, acabou de vez com o grupo LulzSec. Em outro exemplo recente, os grupos TeaMp0isoN e CabinCr3w estão praticamente condenados a extinção, pois as autoridades de vários países realizaram várias prisões de seus membros nos últimos dias, praticamente desmontando os dois grupos, que também seguem o modelo tradicional, fechado e hierárquico dos grupos hackers.

Como os membros do Anonymous dizem com certa frequência quando é anunciada a prisão de algum membro do Anonymous, estas prisões realizadas pelas autoridades não causam impacto no grupo, pois "não se pode prender uma ideia".

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.