maio 12, 2012

[Segurança] Uma breve história da Criptografia

A empresa Dashlane criou um infográfico bem caprichado que mostra resumidamente os principais avanços na história da criptografia, a arte e ciência de esconder uma informação. O infográfico mostra alguns dos principais avanços desde os primórdios da criptografia até os dias de hoje, com o surgimento dos algoritmos modernos.

Apesar de ser bem intencionado, o autor esqueceu alguns algoritmos e avanços que eu, particularmente, considero importantes, ao mesmo tempo que dá destaque a alguns fatos questionáveis. O infográfico começa bem, mas começa a misturar segurança de senhas, o filme Hackers, o uso de Captchas e até mesmo os cyber ataques da China e do Anonymous.

Ok, eu concordo que a popularização da cultura hacker, além do aumento da quantidade e complexidade dos ataques tem alavancado a necessidade das pessoas, empresas e governos protegerem seus dados e suas senhas - e a criptografia dos dados é uma das principais formas de proteção que temos a nossa mão. Mas não me parece pertinente mencionar isso como um fato importante na história da criptografia. Exceto se for em um material de marketing, direcionado a promover um produto, tecnologia ou conceito específico - E, no fundo, é para isso que os infográficos são feitos, né?

Na minha opinião, também faltou mencionar no infográfico a Cifra de César, um exemplo clássico de uso de criptografia na antiguidade, e a criação do algoritmo de criptografia assimétrica RSA, que deu origem ao conceito de criptografia de chave pública, assinaturas digitais e as autoridades certificadoras - os pilares básicos do uso de criptografia nas transações eletrônicas. Também merece destaque, ao meu ver, a criação do SSL (Secure Sockets Layer), o protocolo de criptografia criado pela Netscape nos meados dos anos 90 que desde então permite a transferência de informações seguramente através da Internet.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.