maio 25, 2012

[Segurança] Zombie Preparedness Week

O governo da província da Columbia Britânica, a terceira maior do Canadá, lançou uma campanha criativa e muito interessante para orientar a população local a se preparar contra desastres naturais: a semana de preparativos contra zumbis ("Zombie Preparedness Week: Are you ready?").

O Centro de Informações para Emergências da Columbia Britânica lançou um site com vídeos e dicas de sobrevivência para invasões de mortos-vivos, sob o lema de que "If you're ready for zombies, you're ready for a disaster!" ("Se você está preparado para zumbis, você está preparado para desastres").

Mesmo que as chances de um surto de zumbis sejam pequenas, os preparativos de segurança contra um ataque zumbi são semelhantes no caso de desastres naturais, tais como terremotos, tsunamis, inundações, avalanches e incêndios.

O conteúdo do site é bem didático e objetivo, com cinco dicas principais (abaixo):
  • Dica 1: mantenha seu carro com pelo menos metade do tanque cheio, para que você possa fugir sem se preocupar em abastecer o carro.
  • Dica 2: ter um kit de primeiros socorros em casa, no escritório e no carro.
  • Dica 3: Tenha um plano: mapeie os riscos na sua região, identifique os melhores locais para fuga
  • Dica 4: Tenha um kit de emergência, com suprimentos (água e alimentos) para pelo menos as primeiras 72 horas (3 dias).
  • Dica 5: Tenha alguém para contactar fora da província (estado), para ter como obter notícias e manter os parentes informados.

O site também inclui cinco vídeos curtos que ilustram as dicas acima, exemplificando de forma bem humorada o que fazer em caso de uma infestação de zumbis.



Nos EUA, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças também criou uma campanha semelhante. No dia 7 de Fevereiro deste ano, escreveram um post no blog deles com 3 dicas de como se preparar para uma emergência, ilustradas pelo seriado The Walking Dead. As dicas são muito parecidas com as dicas do governo Canadense:
  • Mantenha seu carro com pelo menos metade do tanque cheio. Já vimos isso antes - pelo jeito esta dica é bem importante, né?
  • Tenha sempre um kit de primeiros socorros por perto
  • Água limpa é água sem zumbis: sempre tenha cuidado para não usar água infectada - um risco comum em caso de desastres naturais.

As autoridades americanas também criaram uma história em quadrinhos com 32 páginas, chamada "Preparedness 101: Zombie Pandemic" para ilustrar as dicas de segurança contra zumbis, disponível online.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.