outubro 29, 2014

[Segurança] Comando de Defesa Cibernética Brasileiro

Foi publicado no Diário Oficial a portaria do Ministério da Defesa que cria o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) Brasileiro, uma iniciativa do governo para reforçar a estratégia de defesa cibernética nacional.

Segundo essa portaria (Nº 2.777/MD, de 27 de Outubro de 2014), o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) fica responsável por supervisionar a implantação do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) e da Escola Nacional de Defesa Cibernética (ENaDCiber), subordinados ao Comando do Exército. O ComDCiber e a ENaDCiber contarão com militares das três Forças Armadas, sendo que caberá ao Exército Brasileiro criar o chamado Núcleo do Comando de Defesa Cibernética (NuComDCiber) e o Núcleo da Escola Nacional de Defesa Cibernética (NuENaDCiber), subordinados ao Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), que serão os embriões do ComDCiber e do ENaDCiber.

Aconteceu algo semelhante quando criaram o CDCiber há alguns anos atrás: primeiro criou-se um "núcleo" (ou seja, um grupo de trabalho), que posteriormente deu origem ao Centro como um todo.


Aos recém criados ComDCiber e ENaDCiber caberão organizar e executar os projetos governamentais de defesa cibernética, incluindo as medidas para efetiva implantação de uma defesa cibernética, a implantação de um Sistema de Homologação e Certificação de Produtos de Defesa Cibernética, o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos de defesa cibernética, e a criação de um negócio batizado de "Observatório de Defesa Cibernética".

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.