O grande sucesso do Arduíno deve-se a vários motivos, como sua grande facilidade de uso, flexibilidade e baixo custo. Assim, ele se popularizou como um dispositivo de controle para sistemas eletrônicos amadores e semi-profissionais.
O Arduino foi criado na Itália em 2005 e, como seu projeto é aberto, ele pode ser facilmente montado e modificado por diversos fabricantes (ou montado em casa, uma vez que você tenha os componentes necessários).
Utilizar o Arduino é muito simples. Além dele, é necessário um computador (para desenvolver os programas e carregá-los no Arduino) e os componentes eletrônicos compatíveis com o seu projeto (tais como sensores, motores, leds, resistores, etc).
Para começar a utilizar o Arduino, antes de mais nada, é necessário fazer o download do software do Arduino no site oficial, o Arduino.cc, e instalá-lo em seu computador.
- Obs: Usuários Mac que tenham um Arduino com interface FTDI (vide abaixo), devem baixar o driver para Virtual COM Port (VCP). Se você fizer este passo, será necessário reiniciar o computador.
Em seguida, conecte o seu Arduino no computador através da USB, abra o aplicativo do Arduino, selecione o tipo de Arduíno que você tem e qual porta serial que está utilizando.
A partir deste momento, você consegue utilizar a interface do Arduino para abrir programas, editá-los e gravá-los na sua placa de Arduino.
O Arduino é algo tão fácil de usar que ele já disponibiliza dezenas de programas prontos, para facilitar a vida do pessoal iniciante. O programa "Blink" é o mais simples deles, pois basta conectar o Arduino no seu PC através de um cabo USB e, após carregar o programa, ele fará piscar o led existente na própria placa do Arduino. Assim, sem usar nenhum componente extra, é possível já testar se o ambiente (seu computador + Arduino) está funcionando :)
Depois de fazer o seu Arduino piscar, o céu é o limite. Uma boa forma de começar é comprar um kit para iniciante, que venha com os componentes eletrônicos básicos e com algum manual de uso, com projetos simples.
OBS: As imagens acima foram retiradas do site do Arduino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário