outubro 01, 2014

[Geek] Arduino for Dummies

O Arduino é uma placa simples e compacta que serve como plataforma de prototipagem de circuitos eletrônicos interativos, baseada nos conceitos de hardware livre e de placa única. Possui um microcontrolador Atmel AVR e diversos conectores de entrada/saída, que permitem seu uso para obter dados externos e enviar comandos para outros componentes e dispositivos eletrônicos. Ele pode ser facilmente programado através da linguagem Processing, uma linguagem de programação parecida com o C/C++.


O grande sucesso do Arduíno deve-se a vários motivos, como sua grande facilidade de uso, flexibilidade e baixo custo. Assim, ele se popularizou como um dispositivo de controle para sistemas eletrônicos amadores e semi-profissionais.

O Arduino foi criado na Itália em 2005 e, como seu projeto é aberto, ele pode ser facilmente montado e modificado por diversos fabricantes (ou montado em casa, uma vez que você tenha os componentes necessários).

Utilizar o Arduino é muito simples. Além dele, é necessário um computador (para desenvolver os programas e carregá-los no Arduino) e os componentes eletrônicos compatíveis com o seu projeto (tais como sensores, motores, leds, resistores, etc).

Para começar a utilizar o Arduino, antes de mais nada, é necessário fazer o download do software do Arduino no site oficial, o Arduino.cc, e instalá-lo em seu computador.




Em seguida, conecte o seu Arduino no computador através da USB, abra o aplicativo do Arduino, selecione o tipo de Arduíno que você tem e qual porta serial que está utilizando.

   



A partir deste momento, você consegue utilizar a interface do Arduino para abrir programas, editá-los e gravá-los na sua placa de Arduino.



O Arduino é algo tão fácil de usar que ele já disponibiliza dezenas de programas prontos, para facilitar a vida do pessoal iniciante. O programa "Blink" é o mais simples deles, pois basta conectar o Arduino no seu PC através de um cabo USB e, após carregar o programa, ele fará piscar o led existente na própria placa do Arduino. Assim, sem usar nenhum componente extra, é possível já testar se o ambiente (seu computador + Arduino) está funcionando :)

Depois de fazer o seu Arduino piscar, o céu é o limite. Uma boa forma de começar é comprar um kit para iniciante, que venha com os componentes eletrônicos básicos e com algum manual de uso, com projetos simples.


OBS: As imagens acima foram retiradas do site do Arduino.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.