dezembro 27, 2014

[Cyber Cultura] Dumont Hackerspace

O Dumont Hacker Space é um "hackerspace temporário", um espaço autônomo e itinerante que foi idealizado pela comunidade brasileira de hackerspaces para existir como um "meta-hackerspace" representando o movimento hacker dentro de algum evento relevante para a comunidade.

A iniciativa de criar o Dumont Hackerspace surgiu no FISL 15, realizado de 07 a 10 de Maio de 2014. Durante o FISL 15 vários hackerspaces se juntaram e, coletivamente, organizaram o espaço do Dumont Hackerspace. Estiveram presentes o Matehackers, o Garoa Hacker Club, MariaLab, Tarrafa, Hackerspace Salvador, Raul Hacker Club, Hap-Hacks e outros grupos em formação e interessados em formar mais hackerspaces pelo Brasil. O espaço funcionou como uma área livre e aberta para que os presentes desenvolvessem trabalhos, trocassem informações e que permitiu o bate papo entre novatos e veteranos. Nenhum conhecimento prévio foi exigido para participar e os presentes estavam dispostos a ajudar quem aparecesse. Este é o espírito dos hackerspaces !!!

O Dumont Hackerspace pretende ser um espaço autônomo, operado por representantes de diversos hackerspaces e comunidades, com o objetivo de oferecer a mesma experiência que um autêntico hackerspace pode lhe dar: diversas atividades multidisciplinares, compartilhamento de conhecimento e o verdadeiro espírito hacker.

O logotipo foi criado como uma imagem estilizada do Santos Dumont. O bigode e o chapéu são "marcas registradas" do Santos Dumont, a figura homenageada por ter o primeiro projeto "open source" bem documentado e amplamente conhecido e reproduzido de um brasileiro. Um fato muito interessante da história dele é que Santos Dumont permitiu que uma mulher pilotasse um dos seus dirigíveis em 1903, que se tornou a primeira mulher piloto da história (isto é, a primeira mulher a pilotar uma aeronave motorizada), Aida D'Acosta. Assim, ele rompeu o tabu de desenvolver toda uma área nova como também rompeu com os padrões de gênero existentes na época.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.