Há cerca de 20 anos atrás, no dia 15 Dezembro de 2014, foi lançado o Netscape 1.0, o browser que ajudou a popularizar a World Wide Web e, de quebra, a Internet que conhecemos hoje.
No início o Netscape era gratuito e amplamente distribuido entre os usuários web - seja por download ou por disquetes e CDs, incluindo CDs de provedores de acesso oferecidos em revistas de informática nas bancas de jornal. Rapidamente se tornou popular e praticamente dominou todo o mercado dos Browsers durante a década de 90. Nesta época o Netscape liderou várias inovações técnicas.
Infelizmente, o Netscape não resistiu a Guerra dos Browsers no final dos anos 90 e início dos anos 2000 e perdeu sua liderança de mercado para o Internet Explorer (IE), da Microsoft, até desaparecer por completo. Isso aconteceu principalmente quando a Microsoft começou a oferecer o IE gratuitamente, já pré-instalado nos sistemas operacionais e a Netscape, na contramão, decidiu oferecer seu Browser somente na versão paga.
Hoje em dia, é interessante notar que mesmo a versão 1.0 do Netscape já tinha uma interface muito parecida com a dos browsers atuais, com um menu e conjunto de ícones similar ao que conhecemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário