A Cifra Maçônica (conhecida em Inglês como "Pigpen cipher" ou "Freemason's cipher"), é uma cifra criptográfica de substituição aonde cada caractere do alfabeto é trocado por um símbolo, previamente definido, de acordo com a sua posição em duas matrizes 3x3 e 2 cruzes, aonde as letras são dispostas para representar como deve ser feita a substituição. A letra é representada pela imagem que ilustra a sua posição nessas matrizes ou cruzes.
Normalmente esta cifra é representada da seguinte forma:
Assim, cada letra é representada pelas arestas em sua volta, indicando a sua posição de tro da matriz 3x3 ou na cruz. Por exemplo, a letra A é representada pelo símbolo


Aproveitando um exemplo disponível na Wikipedia, a mensagem "X marks the spot" (ou seja, "O X indica o lugar") ficaria codificada da seguinte forma:
A cifra é normalmente conhecida como "Cifra Macônica" pois era muito utilizada no século XVIII pelos membros da maçonaria. Segundo a wikipedia em Português, essa cifra foi descrita em 1533 por Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim, no livro 3 capítulo 30 da obra De occulta philosophia. A tradução literal do nome da cifra é "chiqueiro" e vem do fato de que cada uma das letras (os porcos) é colocada em uma "casa" do chiqueiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário