julho 31, 2017

[Segurança] Criptografia do Acre

Baseado na história do jovem do Acre que sumiu e deixou vários textos escritos de forma criptografada, alguns tipógrafos criaram uma fonte em homenagem à criptografia do Manual do Escoteiro Mirim, batizada de "Tipografia aCReMisT".


Após baixar e instalar a fonte "Tipografia aCReMisT", que é grátis, qualquer um pode escrever seus próprios textos criptografados!


Quando surgiu a história do Bruno de Melo Silva Borges, que sumiu deixando inscrições criptografadas nas paredes do seu quarto e 14 livros escritos à mão, rapidamente foi especulado que os textos foram escritos no alfabeto de criptografia que foi publicado no Manual do Escoteiro Mirim, e lá batizado de "Código Secreto Marciano", que é uma cifra parecida com a Cifra Maçônica.


Lançado em 1971, o Manual do Escoteiro Mirim trazia muitos ensinamentos sobre escotismo, com técnicas e táticas nos acampamentos, mas também falava sobre códigos secretos, heráldica e até como socorrer animais feridos. Recentemente a Editora Abril decidiu lançar uma reedição do livro.

Dois pesquisadores de segurança, Igor Rincon e Renoir dos Reis, deram uma olhada nas imagens que foram disponibilizadas na imprensa com os textos do jovem do Acre e criaram um site, chamado de "Decifre o livro", para ajudar a desvendar os textos com base nas chaves deixadas por Bruno.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.