fevereiro 16, 2018

[Cyber Cultura] A NET e o Pastebin

Nos últimos dias vi muitos relatos de que a NET estaria barrando o acesso de seus clientes ao site Pastebin, o popular serviço online de colagem de textos e códigos fonte, comumente usado por programadores e também por ciber criminosos e hacktivistas. Vi, inclusive, comentários de que esse bloqueio desrespeita o princípio de neutralidade da rede estabelecido no Marco Civil.



O Pastebin é um meio de compartilhamento muito popular em toda a comunidade hacker, o que fez com que esse bloqueio tivesse grande destaque na comunidade técnica.

Mas, da mesma forma que esse suposto bloqueio surgiu, ele foi aparentemente suspenso: sem nenhum aviso! De repente, o pastebin voltou a ser acessado pelos clientes do Virtua, o serviço de Internet da NET.

O mais interessante nessa história, na verdade, foi que o pessoal do Teresina Hacker Clube fez um "hack" para reestabelecer o acesso ao Pastebin: Eles subiram um Proxy para o site original: https://pastebinproxy.com. Usaram o Let's Encrypt para permitir acesso SSL ao proxy e, ao furar o bloqueio da NET, manter os usuários seguros. O acesso do proxy até o site também é feito com HTTPS, garantindo a segurança do acesso.

Muito legal, né? A intenção foi muito boa, mas pena que o Pastebin bloqueou o acesso do IP desse Proxy!!!


OBS: Pequena atualização em 20/02 para incluir a imagem para o tweet do Pastebin sobre esse problema com a NET.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.