fevereiro 12, 2018

[Segurança] Profissão do momento: Blue e Red Team

OK, você quer dar uma turbinada no seu curriculo e mostrar que você está antenado no mercado de segurança?  Então mostre a todos que você é especialista em...

Blue Team

ou
Red Team


Sim, é super modernoso você dizer que á "Blue Team" ou "Red Team", dá uma colorida no seu curriculum! (tum dum!)

Blue Team é a buzzword que o mercado de SI está utilizando para indicar os profissionais especializados em defesa, desde como se proteger mas, principalmente, focados em detecção e resposta a incidentes.

Red Team são os profissionais especializados em testar a segurança através da realização de ciber ataques. São, por exemplo, o pessoal especializado em PenTest, em testar a segurança de sites e empresas.


Os termos Blue Team e Red Team também são comuns no mundo das competições de Capture The Flag (CTF) do tipo "ataque e defesa",  aonde tem as competições que você tem que atacar os servidores dos concorrentes e proteger os seus, ou quando há competições em que os papéis de ataque e defesa estão separados para cada time. Também é utilizado em competições do tipo "cyber war games", que justamente simulam e treinam a capacidade de ataque e defesa do seu time de segurança.

Eu já vi também os termos "blue team" e "red team" serem usados algumas vezes como sinônimos de "hacker" e "cracker", ou "white hat" e "black hat".

Para aumentar ainda mais a diversidade de cores, também inventaram o "Purple Team" (!!!), formado pela combinação dos dois.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.