fevereiro 02, 2021

[Segurança] David Hasselhoff Attack

Sabe aquela zoeira, bem tradicional no mercado de segurança, de fazer alguma sacanagem quando o coleguinha sai da mesa e deixa o computador destravado?

As zoeiras mais comuns, nessa hora, são trocar o fundo de tela do computador ou enviar um e-mail para os colegas em nome da vítima - normalmente uma mensagem convidando o time todo para uma festa ou um churrasco.

Quem poderia dizer que isso tem um nome? Poizé...  O termo "David Hasselhoff attack" foi criado pelo Juan Garrido e pelo Chema Alonso para indicar quando alguém acessa seu computador e, para indicar isso, coloca uma foto do David Hasselhoff no seu fundo de tela. Quando mais embaraçosa a foto, melhor!


Na minha opinião, essa é uma forma descontraída e divertida de conscientizar os usuários a manter seus computadores bloqueados, mas deve ser feito com extremo cuidado, para não causar desconforto ou constrangimento com a vítima dessa brincadeira.

A estratégia que eu adoto nesses casos, é ser discreto e respeitoso: primeiro, ao aproximar no computador, conversar com os colegas de trabalho em volta. Em seguida, eu abro o Word e escrevo uma mensagem simples, em letras grandes: Por favor, na próxima vez, não se esqueça de bloquear o computador", seguida por um emoticon de sorriso.

Ah... Tamanha bondade não é seguida com meus colegas do time de segurança. Nos times que trabalhei até hoje (e somente entre nós), as brincadeiras são mais intensas: inclui o envio de e-mails para os colegas, fotos mais engraçadas no fundo de tela (por ex., o Sérgio Malandro, Vovó Mafalda ou a tradicional foto do Vampeta na G Magazine". Para subir um nível na zoeira, existe uma extensão do Chrome chamado "Vampetase", que substitui todas as imagens em todos os sites por fotos do ex-jogador Vampeta.


Outro site engraçado para fazer essa zoeira é o FakeUpdate.net, aonde você coloca uma tela falsa de update do sistema operacional.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.