fevereiro 25, 2021

[Segurança] Golpe do Whatsapp

O golpe do WhatsApp é uma verdadeira praga, uma pandemia digital no Brasil. Bem conhecido de todos, os criminosos conseguem roubar o acesso a conta do WhatsApp das vítimas com o objetivo de pedir dinheiro emprestado para seus contatos. Por mais manjado que seja o golpe, muita gente cai e os fraudadores lucram milhares de reais com o golpe.

O pessoal do portal Metrópoles criou um infográfico bacana sobre o assunto, lembrando que o WhatsApp representa 97% dos casos de fraudes através de mensagens falsas em aplicativos.


Os cuidados principais são os mesmos:

  • Cuidado com ligações ou mensagens pedindo algum código enviado por SMS - pode ser o código para roubar o acesso ao seu WhatsApp;
  • Se você ainda não fez isso, peloamordeDeus, cadastre imediatamente uma senha de acesso ao WhatsApp (o "segundo fator de autenticação"). Mesmo que alguém tenha acesso ao código de verificação e tente ter acesso a conta, será preciso confirmar com a senha pré-cadastrada;
  • Se alguém te pedir dinheiro emprestado ou que pague alguma conta, desconfie. Ligue diretamente para a pessoa e tente reconhecer a voz, para ter certeza de que não está conversando com um fraudador.

Para ativar a autenticação em duas etapas no WhatsApp, siga esses passos simples:
  1. Acesse o WhatsApp e vá até “Ajustes”;
  2. Depois, em “Conta”;
  3. Toque em “Verificação em duas etapas” e siga os passos para cadastrar a senha de 6 números;
  4. Por favor, não coloque uma senha óbvia, e evite datas.

Para saber mais:

#SegurançaDigital
#SemanadaSegurançaDigital
#CompartilheSegurançaDigital

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.