novembro 26, 2019

[Cidadania] Brasilsplaining

Durante um debate sobe racismo no programa Papo de Segunda, o Emicida deu nome bem humorado a um fenômeno muito comum hoje em dia nas redes sociais:

Brasilsplaining


Segundo Emicida, "o Brasilsplaining é quando você vai explicar para o Papa o que é Catolicismo, vai explicar para os Alemão (sic) o que é Nazismo, e vai explicar para os preto (sic) o que é racismo".

Essa fala aconteceu aos 11m51s do vídeo.


Esse fenômeno foi muito frequente durante as últimas eleições presidenciais, quando o país estava dividido em dois polos extremos, quando as discussões deixaram de seguir um padrão racional para virar uma batalha de opiniões infundadas e fake news. Virou piada, por exemplo, quando brasileiros questionaram o governo Alemão sobre o significado do nazismo - ou melhor, virou vergonha mesmo ("Fremdschämen"). Não é a toa que, segundo dados de 2017, "os brasileiros ficaram em 2º lugar no ranking de ignorância sobre a realidade". Só perdemos para sul-africanos em termos de percepção distorcida sobre a realidade.

Teve um fato recente que me motivou a escrever esse post: enquanto discutia no Instagram sobre o significado do termo "hacker", quando eu citei o Jargon File e o MIT como referência, recebi como resposta de uma pessoa que, pelo jeito, conhece mais sobre o MIT do que o próprio MIT, como mostra o comentário "Por exemplo, os caras lá do mit railroad club com o lance de controlar o trem com o equipamento telefonico ... muitos dizem q ali foi a origem do termo hacking como usamos ... Na minha opinião os caras estavam apenas se divertindo". Brasilsplaining!!!

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.