novembro 20, 2019

[Cidadania] Machado de Assis era negro

Como hoje (20/11) é o feriado da consciência negra, me chamou a atenção uma matéria no site Catraca Livre de Julho desse ano sobre uma ação para destacar que Machado de Assis, um dos maiores escritores  brasileiros, era um homem negro.

A Faculdade Zumbi dos Palmares e a agência Grey criaram o movimento “Machado de Assis Real”, divulgando fotos do escritor com sua cor de pele original, da forma que ele deveria ser retratado nos livros de história. Mas, em algum momento, Machado de Assis foi empalidecido pela sociedade - e essa ação vem no sentido de “corrigir o racismo na literatura brasileira”. O site disponibiliza para download imagens em vários formatos do Machado de Assis negro.


"Machado de Assis.

O maior nome da história
da literatura brasileira.

Jornalista, contista, cronista,
romancista, poeta, teatrólogo.

E o que poucos sabem: negro.

O racismo no Brasil escondeu
quem ele era por séculos.

Sua foto oficial, reproduzida
até hoje, muda a cor da sua pele,
distorce seus traços e rejeita sua
verdadeira origem.

Machado de Assis foi embranquecido
para ser reconhecido. Infelizmente.

Um absurdo que mancha
a história do país.

Uma injustiça que fere
a comunidade negra."
(fonte: MachadodeAssisReal)

O interessante é ver que, há poucos dias atrás, o mesmo Catraca Livre publicou uma notícia sobre uma exposição no Farol Santander em homenagem ao Machado de Assis, e na imagem utilizada na matéria, estava a reprodução de um quadro aonde ele aparece branquinho, confirmando que existem ilustrações que escondem a real cor de pele do escritor!



Em poucas palavras, Machado de Assis (ou melhor, Joaquim Maria Machado de Assis) foi um escritor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839, falecido em 29 de setembro de 1908. É considerado um dos maiores nomes da nossa literatura, com dez romances (incluindo Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro, entre outros), duzentos contos, dez peças teatrais, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas. Além disso, ele fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras. (fonte: Wikipedia)

A cor de pele é mais importante do que suas obras? Não deveria ser! Mas, o fato do Machado de Assis ter sido "esbranquiçado" nos livros de história, mostra que sua origem negra incomodou muita gente :(

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.