novembro 17, 2019

[Segurança] Eventos de segurança, códigos de conduta e exclusão

Durante o final da última edição da conferência NullByte, no sábado dia 09/11 em Salvador (BA), os organizadores realizaram um debate sobre a comunidade hacker (*), mas que infelizmente saiu do controle e deixou muitos ânimos exaltados e algumas feridas.

(*) Por "comunidade hacker" e "hacking", nesse contexto, entenda-se a comunidade de pessoas interessadas no aspecto ofensivo de segurança da informação.

Como o assunto é longo e delicado, eu resolvi dividir esse post em vários tópicos. E, como a história do ocorrido é um pouco longa, eu deixei o detalhamento dela para o final. Também não vou citar os nomes das pessoas, em respeito a privacidade dos envolvidos.


Qual foi a treta da NullByte?

No final do evento, antes do horário programado para seu encerramento, os organizadores anunciaram que realizariam um debate de encerramento, e então três pessoas subiram ao palco (todos muito bem conhecidos do mercado de segurança nacional). Logo no início me chamaram também para o palco, e eu que estava confortavelmente acomodado no fundão, acabei indo e me posicionando num dos cantos do palco.

A minha impressão pessoal foi de que a intenção era discutir os limites éticos das pesquisas em segurança e a importância dos eventos para as comunidades locais (de novo, esse é o meu "achômetro"). Mas a primeira pergunta do debate já levou para um caminho diferente...

Resumindo a treta em um pouco mais de um tweet, um dos mediadores perguntou se "os eventos de segurança deveriam ter um código de conduta", e imediatamente começou a discussão que os eventos de segurança não são inclusivos. Rapidamente a discussão escalou para temas como preconceito, machismo, e alguns participantes se exaltaram. Em poucos minutos, começou uma gritaria entre meia dúzia de pessoas, com acusações verbais, dedo na cara (aparentemente rolaram até ameaças). Assim que o caos se instalou e a conversa virou bate-boca, a organização do evento interviu, interrompeu a discussão e argumentou que, na NullByte, o que importa é o hacking, e não o tipo de pessoa, e que qualquer tipo de preconceito seria repudiado pela própria comunidade.

Não me levem a mal: até naquele momento eu tinha achado que, apesar de tudo, o debate tinha sido bom porque fez com que algumas pessoas começassem a se preocupar com a diversidade no mercado e a necessidade de haver mais respeito a todos.

Pouco tempo depois, em poucas horas, apareceram várias críticas no Instagram do evento (na última vez que eu vi tinham 58 comentários, mas todos foram apagados) e algumas discussões em grupos online. Alguns dias depois surgiu um post no Medium sobre o ocorrido, com título "O Hacking está morto", que também foi tirado do ar.



Existe inclusão no mercado e segurança?

Claro que não! Lamentavelmente, o mercado de segurança, assim como o mercado de tecnologia, é extremamente machista e preconceituoso. Há poucas mulheres na área, poucos negros e raramente alguém tem coragem de declarar a sua opção sexual se ela for diferente de "heterosexual". A comunidade hacker de segurança, assim como o nosso mercado, é dominado pelo macho alpha hackudo, que invade tudo e faz leak de todo mundo.

Mas a culpa não é dos profissionais de segurança em si. Muito do preconceito e do desrespeito está enraizado em nossa sociedade e nossa cultura, além disso, o mercado de tecnologia, engenharia e ciências exatas é majoritariamente masculino. Muitas vezes somos preconceituosos e desrespeitosos sem perceber: aquela piadinha sobre mulher gostosa ou sobre alguém ser gay pode, muitas vezes, soar de forma desrespeitosa para uma pessoa que testemunhe a piada.

Ou seja, a nossa sociedade machista e preconceituosa, que nos cerca e está presente no nosso dia-a-dia, molda nosso comportamento (consciente ou subconsciente) e, por sua vez, ttendem a moldar o nosso relacionamento dentro da comunidade.

Em tecnologia isso é muito claro! Infelizmente, não é a toa que vemos poucas mulheres, poucos negros e poucas pessoas LGBT no mercado, e raros são os casos que chegam a ocupar cargo de gestão ou destaque profissional.


A cultura hacker é inclusiva?

Sim, por mais estranho que pareça, eu acredito que a cultura hacker é inclusiva. Principalmente porquê a cultura hacker é fortemente baseada na meritocracia: você vale pelo seu conhecimento, o famoso "show me the code".

Em uma cultura baseada fortemente na interação virtual, online (como nos fóruns no IRC, fóruns online e redes sociais), muitas vezes interagimos com uma pessoa por vários anos sem conhecer-la pessoalmente. O seu nickname e seu conhecimento fala mais sobre você do que sua foto, seu rosto, seu nome verdadeiro, sexo ou condição social.

Mas, infelizmente, o mundo real é injusto, extremamente preconceituoso. Nossa sociedade é repleta de várias nuances de preconceito e exclusão, que acabam moldando a nossa cultura e nosso comportamento. Quando uma comunidade inclusiva no mundo virtual se relaciona no mundo real, os preconceitos enraizados em nossa sociedade começam a se manifestar. O negro vale menos do que o branco, o gay vira motivo de piadas, o sexismo impera: a mulher é considerada menos capaz e é sexualizada.


Eventos de segurança precisam de código de conduta?

Sim, precisam. Precisam para tentar garantir um ambiente respeitoso e "seguro" para seus participantes, independente de sexo, cor, religião, opção sexual ou qualquer outra coisa. O Código de Conduta é importante para que as pessoas saibam que, se acontecer algum problema de assédio, preconceito ou desrespeito, as vítimas tem a quem pedir ajuda e a organização está se comprometendo a oferecer um canal de atendimento.

Eu, particularmente, não acredito que a simples existência de um Código de Conduta consegue resolver o problema do preconceito. Principalmente porque, aqui no Brasil, temos a triste cultura de desrespeitar  as leis quando nos convém (ou, pelo menos, ignorar). Se o Brasileiro já desrespeita as leis do país, porque iria respeitar um código de conduta de um evento qualquer?

Mas, como disse, o código de conduta mostra que a organização assume a responsabilidade de tratar os casos de desrespeito - ou seja, o caso vai ser investigado e, se necessário, o agressor pode ser punido dentro dos limites estabelecidos.

Falando em termos mais chulos... Um código de conduta não vai impedir que uma pessoa escrota seja escrota ou se comporte como tal. Mas vai mostrar a todos que a organização não aceita esse tipo de comportamento e se compromete a agir caso alguém se comporte de forma escrota.

Falando em termos técnicos da comunidade de infoseg, o código de conduta é como um "plano de resposta a incidentes": se acontecer algum problema, a organização se compromete a agir, seguindo regras e um procedimento pré-determinado.


É possível ser inclusivo em tecnologia?

Claro que sim! E é muito fácil: lembra que a comunidade hacker é guiada pelo mérito, pela conhecimento e pela "façocracia"? Temos que exercitar mais o discurso de que o seu conhecimento técnico importa mais do que sua cor de pele, sexo ou opção sexual. Temos que tirar isso do papel, e realmente respeitar o colega pelo seu conhecimento.

Tecnicamente, a solução parece fácil. Mas temos também que exercitar o respeito ao próximo. Temos que deixar de lado o discurso vitimista e o discurso de que "isso não acontece aqui" e começar a enxergar melhor o coleguinha ao lado. Viver em harmonia significa respeitar e tolerar as diferenças. Significa, por exemplo, evitar uma piada machista, e significa também tolerar uma piada machista quando ela acontece de forma esporádica e sem objetivo consciente de ofender.


O Código de Conduta é suficiente para garantir um evento inclusivo?

Não! Ser um evento inclusivo e seguro significa existir um clima aonde todas as pessoas se sintam acolhidas e respeitadas.

O Código de Conduta é um dos passos para atingir isso. Outro passo é as pessoas agirem de forma respeitosa com seus colegas. Outro passo, é tentar enxergar o lado dos outros, em vez de impor sua visão e sua opinião. Outro passo, mais difícil, é conseguirmos ter maturidade, como pessoa, para identificar e evitar daqueles comportamentos preconceituosos e nocivos que estão enraizados em nós, fruto da influência da nossa sociedade. Sim, isso é um auto-policiamento constante.

Para construir um ambiente seguro e inclusivo, temos que, na verdade, construir um ambiente artificial, diferente do mundo real lá fora. Temos que, de forma arbitrária, reforçar comportamentos positivos e criar mecanismos que ajudem a evitar os comportamentos negativos. Temos que nos educar e nos policiar para que isso aconteça.

Porque será que é tão difícil tentar entender as dores das outras pessoas? Eu já percebi que é muito difícil, para alguém que faz parte de um grupo majoritário, perceber os momentos em que age como tal. Pior ainda se o comportamento opressor fizer parte da cultura vigente. Por exemplo... Em muitos casos é difícil para um homem, por si só, perceber quando está sendo machista ou desrespeitoso com as mulheres.


Ok, mas dê mais detalhes de como foi a treta no dia do evento!

O meu report abaixo é baseado no meu ponto de vista do ocorrido. Logo, pode haver imperfeições, principalmente porque eu estava no lado oposto do palco no momento que a treta escalou estratosfericamente. Atém do mais, a situação saiu de um debate para um bate-boca muito rápido, toda a situação durou pouco mais mais do que 15 ou 20 minutos. Quando percebemos, o estrago já estava feito!

Como disse anteriormente, no final do evento os organizadores anunciaram que fariam uma atividade extra, um debate sobre a comunidade. Para atiçar os ânimos, primeiro projetaram uma foto "engraçada" de um dos organizadores, e em seguida, um anúncio da própria NullByte, de um palestrante de uma edição anterior, que é organizador de outro evento de segurança.

No início do debate, um dos mediadores abriu a discussão perguntando se haveria necessidade de ter código de conduta em eventos de segurança. Falou-se rapidamente alguma coisa sobre a cultura hacker não ter limites e em seguida o microfone foi passado para mim. Neste momento, inconscientemente, eu dei início a discussão.

Ou seja, os mediadores levaram a caixa de pandora até o palco, destrancaram ela e eu a abri...

Na minha resposta, eu comecei dizendo que acredito que um Código de Conduta é pouco eficiente pois o brasileiro, culturalmente, não respeita as leis. Mesmo assim, acredito que ele é importante para garantir um espaço seguro para as minorias, e disse também que eu já ouvi várias vezes que as mulheres evitam ir nos eventos de segurança pois sentem-se desrespeitadas.

Nesse momento começou a discussão sobre inclusão e respeito nos eventos de segurança (ou melhor, "exclusão e desrespeito").

Inicialmente 2 garotas foram ao palco e disseram que nunca sofreram nem viram acontecer nenhuma situação de desrespeito. Logo em seguida, duas outras se levantaram da platéia e foram até o palco para dizer o contrário: que o clima é machista e preconceituoso. Uma delas relatou uma situação, em outro evento, em que ela se sentiu desrespeitada e, por isso, ficou 2 anos sem frequentar eventos.

Neste momento, já havia começado a discussão aonde vários homens, héteros, diziam que o desrespeito não acontecia e que os eventos eram inclusivos, o que era negado pelas duas garotas. Aparentemente, uma delas se referiu ao público da Nullbyte como "um bando de machos" (eu não ouvi essa frase ser dita), o que deixou um dos organizadores transtornados e que criticou ser chamado de "macho" por sua história pessoal (ele foi criado pela mãe e irmã, e por isso acredita que sempre soube respeitar as mulheres).

Para jogar mais gasolina nos ânimos exaltados, uma pessoa levantou a questão do preconceito contra a comunidade LGBT, e citou o comentário de um palestrante como exemplo de desrespeito: ele havia mostrado seu código cheio de marcas coloridas e havia dito que o código estava "gay" (eu não ouvi essa frase ser dita pelo palestrante). O palestrante ficou surpreso e imediatamente se desculpou, dizendo que sua intenção não era ofender.

Neste momento, passados poucos minutos após o início dos debates, a discussão escalou rapidamente entre um grupinho em um dos cantos do palco, oposto aonde eu estava. Estavam as duas garotas acusando o evento de ser machista, o rapaz acusando de homofobia e alguns presentes e um dos organizadores defendendo ferozmente o evento.

Embora houvessem 2 microfones para conduzir as conversas, as pessoas deixaram os microfones de lado e começaram a aumentar o tom de voz, o que rapidamente se transformou numa gritaria. Nesse momento, pelos relatos que surgiram depois, alguns rapazes começaram a apontar os dedos para as mulheres. Em termos de gritaria, posso garantir que todo mundo gritou com todo mundo - o caos era generalizado.

Percebendo que a conversa tinha virado bate-boca, um dos organizadores tomou o microfone, pediu silêncio a todos e interrompeu o debate. Para se posicionar, naquele momento ele disse que essa discussão não deveria ocorrer, que a NullByte não era o lugar para que ela acontecesse pois, na visão dele, o evento era inclusivo e respeitava a todos. Segundo ele, o evento respeita todos pelo seu conhecimento técnico, independente de sexo, cor de pele, religião, etc. "Se um ET submeter uma apresentação boa no CFP, ele vai palestrar" - foi dito mais ou menos dessa forma. Al/em disso, completou, a comunidade hacker se auto-regula e qualquer pessoa que faça algo errado será expulso pela própria comunidade.

Após o fim do evento, a discussão foi para as redes sociais. No perfil da NullByte no Instagram, surgiram vários comentários exigindo que o evento se posicionasse sobre o assunto e repudiasse uma suposta agressão contra as mulheres presentes. Estes comentários foram removidos e não estão mais online. Alguns dias depois, uma das mulheres que estavam presente publicou um post no Medium, com título provocativo de que "O Hacking está morto",  criticando a postura do evento. Veja abaixo a transcrição de um trecho do texto, que no momento em que eu escrevi esse artigo, estava fora do ar (nota: em alguns momentos, o texto está um pouco confuso mesmo, mas mantive o original):
"Pois bem, o desfecho desse painel — que para mim foi a pior iniciativa possível, como disse acima ninguém estava ali para dialogar sobre o assunto ou coletar informações, eles queriam impôr seus pontos de vista como verdade para organizar o evento, afinal o painel era feito por homens e mulheres que foram chamadas a dedo, eu só me manifestei porque não aguentei ficar em silêncio diante tanta hipocrisia. (...)
Um organizador (inclusive a primeira citação é dele) se demonstrou muito exaltado diante das opiniões apresentadas como se fossem direcionadas a ele, o que em momento algum ocorreu, e diante dessa falta de controle dele, se pôs a gritar após a fala de um participante homem e botou o dedo na cara da outra colega que estava falando no momento da discussão. Deu medo, a intenção foi essa, mostrar poder e nos assediar e foi a mais pura e clara imagem da fala da organização jogada ao vento. Afinal como foi dito “Qualquer problema que acontecer a gente resolve na rua, é assim que o Underground funciona” e o que vi foi que nenhum homem da organização se pôs a controlar o organizador, segurando-o ou impedindo a ameaça física iminente, será que foi resolvido na rua depois? outro participante do evento, da plateia (com outras pessoas que claramente não compactuavam com a situação), que apartaram a briga. Me recusei a ver o desfecho, a minha colega saiu também chorando e garantindo que nunca mais participaria do evento."

Em alguns grupos do Telegram e WhatsApp, a discussão perdurou por mais vários dias. Na grande maioria das vezes as mensagens negavam o problema de inclusão e criticavam as pessoas que levantaram essa discussão.


O evento agiu certo?

Embora não estivesse preparado para hospedar uma discussão sobre inclusão, eu acredito que os organizadores agiram muito bem ao interromper o debate a partir do momento em que ele saiu do controle e começou a gritaria.

Quando as críticas passaram para as redes sociais, um dos organizadores partiu em defesa do evento, em alguns momentos simplesmente negando que tivesse ocorrido alguma agressão durante a discussão. Logo no início da semana os organizadores se posicionaram oficialmente sobre o ocorrido, publicando uma "Nota de Esclarecimento" no site:
O comitê organizador da conferência de segurança NullByte vem, por meio desta, esclarecer seu ponto de vista acerca de alguns incidentes ocorridos em sua última edição, em 9 de novembro de 2019.
Completamos seis edições nessa ocasião, em uma história que é resultado do esforço de diversas pessoas; sejam elas membros da organização, voluntários ou palestrantes. Gente que se dedica ao evento não só da Bahia, mas também de outros estados e do exterior e que busca fomentar a cena hacker brasileira, apresentar conteúdo de elevado nível técnico e incentivar o estudo e a pesquisa na área de segurança da informação ofensiva.
Após o encerramento do evento no dia 9, foi estabelecido por parte dos participantes, um debate do tipo "microfone aberto" em que se discutiu o desequilíbrio entre os gêneros na comunidade. Essa conversa escalou rapidamente para uma discussão a ponto de que a organização teve que interromper o debate. No processo, algumas pessoas se sentiram ofendidas.
Pedimos desculpas a quem tenha se ofendido com o incidente e reforçamos que a NullByte é uma conferência técnica. Ou seja, qualquer conteúdo de natureza técnica e dentro do escopo do hacking é bem-vindo. Não importa para nós o gênero ou o background identitário e político de quem o apresente.
O comitê organizador da NullByte repudia veementemente qualquer tipo de desrespeito, agressão ou assédio por qualquer motivo e se coloca à disposição para tomar as medidas necessárias durante seus eventos.
Keep hacking."

Porém, eles também erraram:
  • Algumas pessoas que fazem parte da organização se exaltaram em excesso durante o debate, entraram na discussão e perderam o controle, dando um péssimo exemplo de comportamento. Nessa hora, o que conta não é a opinião pessoal de alguém, pois o que fica é a imagem de alguém da organização participando da discussão ("com grandes poderes vem grandes responsabilidades");
  • Ao interromper a discussão, foi feito um discurso que, na minha opinião, tentou simplesmente abafar o caso e ignorar o problema. Em vez de admitir que o tema merece uma discussão mais amadurecida, em um fórum apropriado, eles partiram para o velho discurso batido de que "isso não acontece aqui" - como naquela imagem do avestruz que envia a cabeça no buraco achando que está seguro.

Para saber mais...



Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.