dezembro 18, 2019

[Cyber Cultura] 20 anos do Bug do Milênio

Há 20 anos atrás, o mundo todo estava preocupado com o "Bug do Milênio".


O medo generalizado, nessa passagem de ano de 1999 para 2000, é que muitos computadores e sistemas não identificassem a data correta após a virada de ano. Isso poderia acontecer pois muitos sistemas antigos utilizavam apenas 2 números para armazenar o ano de uma determinada data. Assim, 1999, 2000 e 2001 eram armazenados como 99, 00 e 01, respectivamente. E, consequentemente, esses sistemas não saberiam a diferença, por exemplo, entre os anos 1900 e 2000 - pois ambos eram representados como "00".

Por causa desse potencial bug e dos efeitos desastrosos que poderiam acontecer, empresas do mundo inteiro passaram os anos anteriores a virada auditando e atualizando seus sistemas, para garantir que todos armazenassem as datas corretamente, com 4 dígitos reservados para o valor do ano.

Principalmente no decorrer do ano 1999, as empresas realizaram um árduo trabalho de, primeiro, identificar e classificar todos os sistemas que utilizavam. A partir disso, os sistemas internos eram revisados por seus times de desenvolvimento ou consultores, e quando a empresa tinha sistemas de terceiros, era exigido um atestado de que a versão corrente estava compatível com o padrão de armazenamento de datas.

Quem trabalhou na área de tecnologia nesse período vivenciou esse enorme trabalho que foi feito nos bastidores das empresas, para garantir que os sistemas iriam funcionar normalmente após a virada de ano. Praticamente todos os sistemas de todas as empresas tiveram que ser revisados, e testes eram conduzidos periodicamente para garantir que nada falhasse na virada.

Também foi muito comum as empresas montarem um "war room" para acompanhar a virada de ano. Eu mesmo fiquei responsável pelo war room da empresa em que eu trabalhava na época e fiquei de plantão no datacenter. De lá acompanhamos a virada de ano em todos os países do mundo e acompanhávamos as notícias, para saber se algum lugar havia sofrido impacto com o bug, antes do horário da virada de ano chegar no Brasil.

Veja esse vídeo do TecMundo sobre o Bug do Milênio:


O resultado é que, devido ao medo do bug iminente, as empresas fizeram o seu trabalho de casa e, na virada para o ano 2000 praticamente inexistiram problemas relacionados ao bug do milênio.
O lado bom dessa notícia é que a indústria de TI conseguiu superar o risco do bug do milênio.

O lado ruim é que, graças ao trabalho bem feito, existiram pouquíssimos problemas e, por isso, é comum ver comentários hoje em dia dizendo que o bug do milênio era um alarme falso, um mito. Na verdade não era! O problema não aconteceu graças aos esforços de milhares de empresas e pessoas no mundo todo.


PS: Veja aqui um vídeo com exemplo do bug do milênio acontecendo numa calculadora.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.