dezembro 05, 2019

[Segurança] Retrospectiva: Leak é o novo Deface

Os vazamentos de dados já se tornaram constantes nos últimos anos, cada vez atingindo números mais estratosféricos, impactando empresas e instituições de todos os tamanhos.

Não é de se assustar, portanto, que hoje temos uma quantidade de dados vazados que, por si só, já é maior do que a população da Terra. Isso sem falar que, em Novembro, pesquisadores encontraram um banco de dados exposto com 1,2 bilhão de registros e 622 milhões de e-mails. E a tendência é que esses vazamentos vão aumentar cada vez mais. Em 2019 vimos alguns casos de vazamento de dados que afetaram a população de todo um país, como no caso do Chile, do Equador, e até mesmo aqui no Brasil - com o site do Detran expondo os dados de todos os motoristas brasileiros.

A propósito, em 2019 os vazamentos de dados de empresas brasileiras aconteceu com uma frequência jamais vista, como por exemplo nos vazamentos recentes da Unimed, Claro (8 milhões de usuários) e Carrefour. Segundo amigos que tem um portal de notícias, eles não dão conta de noticiar todos os casos de vazamento de dados que chegam até eles.

Durante 2019, tivemos tantos vazamentos de dados expostos sem proteção em ambientes de armazenamento em nuvem que o pessoal do The Hack escreveu um pequeno tutorial de como usar e proteger o serviço Simple Storage Service (S3) na Amazon.

Como disse o Fernando Mercês, nesse ano podemos dizer que o "Leak é o novo Deface"...


Seria esse o fim derradeiro da privacidade?

PS: Veja aqui os principais Ataques e Vazamento de Dados em 2019 - ótima coletânea do Felipe Prado (adicionado em 30/12)

PS/2: Veja também o artigo The Top 12 Data Breaches of 2019 (adicionado em 08/06/2020)

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.