setembro 23, 2020

[Segurança] Golpe dos perfis falsos no Instagram

Um dos golpes mais comuns hoje em dia está acontecendo através de perfis falsos nas redes sociais, em especial no Instagram.

Nesse golpe, os ciber criminosos criam perfis falsos nas redes sociais que tentam se passar pelo por empresas ou por funcionários dessas empresas. Com esse perfil, eles entram em contato com clientes através de mensagens diretas (o tal do "direct") e trocam mensagens para tentar obter seus dados pessoais ou conseguir acesso ao WhatsApp das vítimas (eles pedem o código de ativação que é enviado quando tentam acessar o Whats da vítima no celular do fraudador). Com essas informações em mãos, eles conseguirão fazer fraudes financeiras.

Tudo indica que esse golpe está muito disseminado no país, como mostra essa reportagem de um jornal em Salvador (BA) sobre este assunto, relatando que ciber criminosos tem criado perfis falsos no Instagram em nome de restaurantes locais (e motéis também! #piadapronta). Segundo a reportagem....

"O golpe funciona assim: usando um perfil falso com a mesma foto e informações do perfil verdadeiro, os criminosos buscam por seguidores e enviam mensagens. Eles oferecem descontos ou cupons e pedem, para isso, que o cliente faça um cadastro com nome e número de telefone. De posse do número que o cliente usa no aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, os criminosos roubam os dados e pedem dinheiro a pessoas da lista telefônica."

Outro golpe realizado no Instagram é a oferta de vouchers de desconto falsos, como descrito abaixo pela proprietária de um restaurante em Salvador:

"Há uma semana, a proprietária do Preta Restaurante, na Ilha dos Frades, foi informada de que havia outra página no Instagram com o nome do estabelecimento oferecendo uma promoção: a pessoa pagava R$ 100 para consumir R$ 150."

Recentemente, quando abri o meu app do McDonnalds para comprar um Big Mac com desconto, eu vi esse aviso na tela inicial do App:

Ou seja, os ciber criminosos não perdoam nem o Mc !!! #McFraude #McFake

Por isso, é importante sempre ficar atento e somente entrar em contato com as empresas pelos canais de atendimento oficiais ou, se for por redes sociais, através do perfil oficial da empresa. Verifique se o perfil na rede social tem o selo indicando que foi verificado, e também veja se parece autêntico: tem grande quantidade de seguidores, conteúdo postado frequentemente e se existe a bastante tempo (se for um perfil criado recentemente, é muito grande a chance de ser fake). Desconfie também de ofertas muito vantajosas!

Para saber mais:



PS: Post atualizado em 23/11/2020 e 12/05/2021.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.