setembro 04, 2020

[Segurança] Nova modalidade de golpe do WhatsApp

Recentemente surgiram relatos de uma nova modalidade de golpe do WhatsApp, aquela fraude (muitíssimo comum no Brasil), em que algum conhecido tem a conta roubada e o fraudador pede dinheiro “emprestado” para os contatos no WhatsApp.

Uma reportagem do Jornal Nacional de 29/08 e uma similar no G1 em 29/07 já descrevem esse novo golpe. Embora a reportagem indique que o novo golpe está focado em médicos e dentistas, eu já ouvi relato desse golpe aplicado a executivos de uma empresa.

Nessa nova modalidade, em vez de roubar a conta de uma pessoa, os fraudadores criam um perfil falso no WhatsApp, usando um novo número telefônico, mas com a foto de perfil original da vítima. Assim, os criminosos entram em contado com os conhecidos da vítima, dizendo que estão com um celular novo. Após conseguir a atenção e a conquistar a confiança, eles pedem dinheiro emprestado ou pedem que a pessoa pague uma conta pendente, enviando um boleto para seu contato. Normalmente alegam que precisam de ajuda para pagar as despesas pois o limite de pagamentos de seu banco foi excedido.

Apesar das notícias no G1 falarem explicitamente do golpe contra médicos e dentistas, eu acredito que essa variação do golpe pode ser direcionada a qualquer pessoa ou categoria profissional: eles escolhem alguma vítima que mapearam anteriormente e colocam a foto dela em um whats novo. Isso é muito fácil fazer: se você clonar o WhatsApp de uma vítima “A”, o fraudador pode mapear um grupo com muitos integrantes e escolher uma vítima “B” desse grupo. A seguir, continuam a fraude impersonando o sujeito “B”, sem precisar clonar a linha dessa pessoa.

O golpe do WhatsApp é uma verdadeira praga no Brasil, e muito lucrativo para os criminosos. Há relatos, por exemplo, de que criminosos conseguem ganhar até 6 mil reais em 2 dias. Segundo estimativas da Psafe divulgadas no mês passado, os golpes de clonagem do WhatsApp fizeram mais de 3 milhões de vítimas em 2020.


Fique atento: sempre desconfie de novos contatos no WhatsApp e tenha cuidado redobrado se algum conhecido pedir dinheiro emprestado, não importa qual seja o motivo. Tente entrar em contato com a pessoa, via chamada de voz ou vídeo, para confirmar a sua identidade antes de transferir qualquer valor ou fazer um pagamento.

Hoje, 04/09, a Polícia Civil realizou a Operação Data Broker, que identificou e prendeu uma quadrilha especializada nesse tipo de golpe utilizando o WhatsApp. Segundo as investigações, os criminosos criavam perfis fakes no WhatsApp, usando fotos e a identificação de médicos, dentistas, promotores de justiça e juízes, e enviavam mensagens para os seus familiares próximos. Após a troca de algumas mensagens amistosas, o criminoso solicitava o depósito de valores em contas de terceiros. O acesso às informações dos parentes da vítima era realizado por meio de bancos de dados ilegais disponibilizados na Internet e sites de venda ilegal de dados por meio dos quais buscavam os números telefônicos de pessoas próximas da vítima. A juíza responsável pelo caso determinou o bloqueio e exclusão de 8 sites de venda ilegal de dados. Os criminosos conseguiram arrecadar R$ 500 mil com esses golpes.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.