setembro 21, 2020

[Segurança] Troco a minha privacidade por um chiclete

Agora com o início da vigência da LGPD, vamos ver aumentar muito a quantidade de debates sobre a importância da privacidade. Para dar uma boa pitada nesse assunto, há um estudo da Kaspersky que mostra como os brasileiros tem pouco cuidado com esse assunto, facilmente trocando seus dados pessoais em troca de benefícios ou vantagens - por menor que sejam.

Segundo um estudo da Kaspersky realizado com 10.500 pessoas em 20 países sobre o impacto do chamado "social rating", a maioria esmagadora dos brasileiros (80%) declara se sentir confortável ao compartilhar dados pessoais em troca de alguma vantagem.

As principais conclusões do estudo em relação aos brasileiros foram as seguintes:
  • 80% aceitariam expor seus perfis em redes sociais para encontrar velhos amigos
  • 70% aceitariam compartilhar os dados pessoais desde que fosse para obter descontos em compras online
  • 65% trocariam por experiências exclusivas
  • 55% compartilham se isso representar um bom imóvel para alugar
  • 50% aceitam caso isso represente monitoramento de segurança em viagens
  • 44% aceitariam em troca de monitoramento do cartão de crédito 
  • 49% aceitam para obter um visto de entrada em outro país
  • 37% estariam satisfeitos se fosse para um governo para manter os cidadãos seguros, rastreando atividades nas mídias sociais
  • Apenas um quarto (25%) dos respondentes no Brasil declarou que não compartilharia seus perfis com a finalidade de acelerar as verificações de histórico do cartão de crédito;
  • 21% não se sente confortável em compartilhar informação pessoal para garantir um lugar em uma ótima escola para uma criança
  • 16% não compartilhariam em troca de um apartamento melhor para alugar (16%).

Os sistemas de avaliação social (social rating) estão se tornando muito mais comuns, sendo usados frequentemente em muitas empresas e até mesmo por governos. O problema é que as pessoas não tem consciência disso e de seu impacto negativo. Segundo as constatações do relatório da Kaspersky, destacado pelo The Hack, 17% dos consumidores brasileiros já enfrentaram dificuldades para obter empréstimos ou financiamentos por conta de informações publicadas em suas redes sociais. 

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