setembro 29, 2021

[Segurança] Chegou a 8.8 no Brasil !!!

Está chegando no Brasil a 8.8, um evento de segurança que nasceu no Chile e já tem várias edições em toda a América Latina e uma edição em Las Vegas, realizada na mesma semana da Defcon com palestrantes só da América Latina. A primeira edição da 8.8 foi realizada no Chile em 2011, um ano após o grande terremoto que atingiu o país em 2010, e que acabou inspirando o nome do evento.

8.8 Brasil vai acontecer no dia 06 de Outubro, das 10h as 19h. Devido a pandemia, o evento será online e gratuito. Além de excelentes palestrantes, a 8.8 Brasil terá como Keynote speakers o Chema Alonso e o Cesar Cerrudo.

A 8.8 Computer Security Conference é um evento sobre segurança cibernética, 100% técnico, cujo principal objetivo é compartilhar informações, democratizar o conhecimento e fomentar a comunidade. É uma conferência com palestrantes internacionais e nacionais, escolhidos entre grandes especialistas na área. A 8.8 se diferencia por ser uma conferência que busca a integrar a comunidade de pesquisa em segurança com os profissionais e executivos de mercado. O público é formado por profissionais experientes em segurança e executivos, CSOs e CISOs, junto com grandes palestrantes internacionais apresentando conteúdo de altíssima qualidade, com temas técnicos e avançados.

Como comparação, a 8.8 tem uma qualidade parecida com a nossa You Sh0t the Sheriff (YSTS), no Brasil, tanto em termos de infra-estrutura como programação e pela excelente qualidade das palestras. A maior diferença, nesse caso, é que a YSTS é um evento restrito somente para convidados, enquanto a 8.8 é um evento aberto ao público. No canal da 8.8 no YouTube é possível assistir diversas palestras que já foram realizadas.

A conferência se destaca por sempre usar uma linguagem visual colorida e com referências a cultura pop. O tema desse ano é "Enteka", a palavra em grego para "11", que foi adotada para representar o nosso primeiro passo em uma nova década.

Este ano estamos realizando a primeira edição no Brasil, e esperamos reunir muitos interessados ​​para um evento com palestrantes locais e internacionais em uma programação muito interessante e divertida, um dia inteiro de palestras das 10h as 19h. Montamos uma agenda com diversos palestrantes brasileiros, dois argentinos, uma canadense e um palestrante espanhol, o Chema Alonso - um dos maiores especialistas de segurança atualmente, Chief Digital Consumer Officer da Telefonica e conhecido por ter fundado a ElevenPaths. O Chema será o keynote speaker do evento, e esta será a primeira vez que ele palestra em um evento público no Brasil.

Devido a pandemia do novo Coronavírus, a 8.8 Brasil vai ser realizada online e gratuita. A 8.8 costuma ser realizada presencialmente, normalmente em um teatro, com uma trilha de palestras, competição de CTF e área de expositores, alem de intervalo e happy hour com cerveja grátis para os participantes. Nesse modelo tradicional, presencial, o evento é pago, com uma pequena taxa de inscrição. Mas, devido a pandemia, desde o ano passado o evento migrou para o mundo online, e assim, passou a não cobrar inscrições.

Para participar da edição brasileira da 8.8, online e gratuita, basta se inscrever nessa página de inscrições.

A 8.8 também está presente no México, Bolívia e Peru, além de três regiões do Chile e algumas edições temáticas - como uma edição para as forças armadas e a 8.8 Lovelace, realizada em Julho deste ano para apoiar as mulheres na área. Do ponto de vista global, o evento já recebeu mais de 240 palestrantes especialistas internacionais e nacionais em segurança da informação e mais de 9.000 participantes em todos os países.

A 8.8 Brasil é organizada pelo time da 8.8 Chile em parceria com os mesmos organizadores da Security BSides São Paulo: eu, o Thiago Bordini e o Ranieri Romera.

Além dos patrocinadores "globais", que suportam todas as edições do evento, a 8.8 Brasil vai contar com algumas empresas locais que também estão patrocinando essa primeira edição: a Axur, CrowdStrike, ForcePoint, Securiti e a Trend Micro Brasil já estão confirmadas!

Para saber mais:

PS: Veja também uma versão deste post no meu perfil do Linkedin.

PS/2 (Adicionado em 03 e 05/10): A grade de palestras do evento está disponível, com vários palestrantes brasileiros e internacionais. O Chema Alonso será o keynote speaker, iniciando o evento as 10 da manhã, mas também teremos vários palestrantes nacionais: o Filipi Pires, o Fabio Assolini falando sobre o malware Ghost Hand junto com o Fabio Marengue, o Noilson Caio, a Rob Robert, e também um painel sobre Threat Intel com o o Thiago Bordini, a Cris Barbosa e o delegado Emerson Wendt. Veja a agenda e se inscreva pelo site: https://www.8dot8.org/8-8-brasil/


PS 3 (adicionado em 05/10): Veja também algumas matérias que saíram sobre o evento:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.