Nesse golpe, o fraudador elabora um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem para finalizar a compra de um produto e convencer o vendedor que o pagamento foi realizado. Assim, a vítima faz a entrega do produto negociado, mas quando percebe o golpe, o criminoso já está com o produto em mãos e some, deixa de responder as mensagens.
Os produtos que mais foram procurados pelos criminosos foram celulares, presentes em 47% do total de ocorrências, seguido por videogames, com 19% e computadores, com 13%.
Veja algumas dicas para prevenir o golpe:
Os produtos que mais foram procurados pelos criminosos foram celulares, presentes em 47% do total de ocorrências, seguido por videogames, com 19% e computadores, com 13%.
Veja algumas dicas para prevenir o golpe:
- Sempre verifique a identidade das pessoas com quem está falando;
- Sempre verifique que o pagamento foi realizado, antes de finalizar a venda;
- Desconfie de comprovantes de pagamento recebidos por mensagem ou e-mail, Sempre confira diretamente no extrato do seu banco ou na carteira digital;
- Negocie sempre pelos chats das plataformas de compra e venda e evite aplicativos de mensagem. Fraudadores preferem meios de comunicação onde não podem ser rastreados;
- Desconfie de compradores apressados, que tentam agilizar o contato. Essa é uma das táticas utilizadas para passar um senso de urgência e convencer a pessoa a entregar o produto antes da confirmação do pagamento.
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