setembro 10, 2021

[Segurança] O Golpe do Falso Pagamento

A OLX, junto da AllowMe, realizaram um estudo sobre os principais golpes aplicados no comércio eletrônico no 1o semestre de 2021, e o resultado destacou que o "Golpe do Falso Pagamento" lidera a lista de fraudes identificadas na pesquisa, representando 42% dos casos observados e causando um prejuízo estimado em cerca de R$ 6 milhões apenas nos primeiros seis meses de 2021. A lista também inclui o golpe da falsa venda (25%0 e o roubo de dados (23%).

Nesse golpe, o fraudador elabora um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem para finalizar a compra de um produto e convencer o vendedor que o pagamento foi realizado. Assim, a vítima faz a entrega do produto negociado, mas quando percebe o golpe, o criminoso já está com o produto em mãos e some, deixa de responder as mensagens.

Os produtos que mais foram procurados pelos criminosos foram celulares, presentes em 47% do total de ocorrências, seguido por videogames, com 19% e computadores, com 13%.

Veja algumas dicas para prevenir o golpe:

  • Sempre verifique a identidade das pessoas com quem está falando;
  • Sempre verifique que o pagamento foi realizado, antes de finalizar a venda;
  • Desconfie de comprovantes de pagamento recebidos por mensagem ou e-mail, Sempre confira diretamente no extrato do seu banco ou na carteira digital;
  • Negocie sempre pelos chats das plataformas de compra e venda e evite aplicativos de mensagem. Fraudadores preferem meios de comunicação onde não podem ser rastreados;
  • Desconfie de compradores apressados, que tentam agilizar o contato. Essa é uma das táticas utilizadas para passar um senso de urgência e convencer a pessoa a entregar o produto antes da confirmação do pagamento.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.