setembro 30, 2021

[Segurança] Pare&Pense: Pode ser golpe!

A Febraban está iniciando uma nova campanha para a sociedade, de conscientização sobre os principais golpes financeiros que assolam os brasileiros.

Você já viu um anúncio de leilão oferecendo produtos por preços muito baixos? Já emitiu um boleto para pagamento em um site que não parecia muito confiável?O banco ligou pedindo a senha da sua conta? Um parente ou conhecido te chamou no WhatsApp pedindo dinheiro emprestado? Já recebeu um e-mail ou SMS do banco pedindo para você clicar e atualizar os seus dados bancários?

Com o tema "Pare&Pense: #podesergolpe", a campanha doca nas principais dicas de prevenção contra os golpes mais frequentes. Além de posts em redes sociais e do conteúdo disponível na página antifraudes.febraban.org.br, a campanha da Febraban também deve passar na TV aberta.


O site da Febraban listam os principais golpes abaixo:
  • Golpe da falsa central de atendimento
  • Golpe do falso motoboy
  • Golpe do falso leilão
  • Golpe do Whatsapp
  • Golpe da troca de cartão
  • Cuidado com as senhas
  • Golpe do link falso
E a Febraban também sugere 10 dicas para evitar cair nesses golpes:
  1. Cuidado com as suas senhas: Não compartilhe sua senha com amigos e parentes ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens, e-mails ou SMS. Nunca utilize dados pessoais como senha (ex. data de aniversário, placa de carro etc.) nem números repetidos ou sequenciais (ex. 111111 ou 123456) nem anote senhas em papel, no celular ou no computador.
  2. Nunca clique em links desconhecidos: Sempre confira a origem das mensagens ao receber promoções e e-mails que se dizem do banco. Nunca clique em links de promoções muito vantajosas ou que peçam sincronização, atualização, manutenção de token, app ou cadastro. O banco nunca envia e-mails informando que sua conta foi invadida e pede para enviar os seus dados.
  3. Cuidado em compras online: Dê preferência a sites conhecidos e confira sempre se o endereço do site é o verdadeiro. Para garantir, não clique em links, digite o endereço no navegador. Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet.
  4. Cuidado com o que compartilha nas redes sociais: Um simples post pode dar muitas informações sobre você para golpistas.O que você compartilha pode ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento.
  5. Cuidados com seu cartão: Nunca entregue seu cartão a conhecidos ou ao banco. Os bancos não pedem os cartões de volta, mesmo se houver a possibilidade de fraude ou defeito. Eles também não mandam um portador buscar seu cartão.
  6. Ative duplo fator de autenticação: Sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais etc.
  7. Confira seu cartão após uma compra: Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança.
  8. Cuidado nas operações bancárias: Sempre confira o nome do recebedor ao pagar um boleto, realizar transferências ou Pix.
  9. Não fotografe ou filme a tela do caixa eletrônico ao usá-lo: Nunca envie fotos, vídeos ou capturas de tela pelo celular. Se precisar de auxílio no caixa eletrônico, peça ajuda a um funcionário do banco devidamente identificado.
  10. Atenção com ligações: Se receber contato em nome do banco solicitando para ligar para sua Central de Atendimento, ligue a partir de outro aparelho, assim evita que o golpista “prenda” a sua linha telefônica e nunca informe suas senhas.
Para saber mais:


PS: Post atualizado em 21/10 e 16/11.

#podesergolpe

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.