outubro 24, 2022

[Segurança] Campanhas da Semana Da Segurança Digital da Febraban

Pelo terceiro ano consecutivo, a Febraban está organizando, junto com os bancos brasileiros, uma semana inteira de ações de conscientização sobre golpes e fraudes, a Semana Da Segurança Digital.

A campanha, batizada de Semana Da Segurança Digital, acontece nessa semana, de 24 a 28 de outubro, com diversas ações nas redes sociais usando a hashtag oficial que identificam a campanha: #SemanaDaSegurançaDigital.

O foco dessa campanha são os golpes no WhatsApp, da Falsa Central de Atendimento, golpes do falso boleto (que também incluem via PIX e transferências), além de tratar de Phishing e de proteção de dados no celular e dispositivos móveis. Mas essa é apenas a ponta do iceberg. Segundo a própria FEBRABAN, os principais golpes atualmente são:

  • Golpe da Falsa Central de Atendimento: O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco ou empresa com a qual ela tem um relacionamento ativo. Informa que sua conta foi invadida, clonada ou outro problema e, a partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima. Sempre entre em contato com a instituição financeira através dos canais oficiais. O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão;
  • Golpe do Falso Motoboy: O golpe começa quando o cliente recebe uma ligação do golpista que se passa por funcionário do banco, dizendo que o cartão foi fraudado. O falso funcionário solicita a senha, pede que o cartão seja cortado (mas que o chip não seja danificado) e diz que o cartão será retirado na casa do cliente para investigação. Os bancos nunca pedem o cartão de volta nem mandam portadores até a sua casa para buscá-lo;
  • Golpe no WhatsApp: Os golpistas conseguem acesso ou clonam a conta de WhatsApp para enviar mensagens para os conhecidos, pedindo dinheiro emprestado. Desconfie de pessoas pedindo dinheiro ou seus dados, e confirme a identidade de quem está do outro lado.  Proteja o seu WhatsApp com a “Confirmação em Duas Etapas”. Nunca compartilhe o código de segurança.
  • Golpe da troca do cartão: Golpistas prestam atenção quando você digita sua senha na máquina de compra e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Fique sempre atento na hora das compras e confira se é mesmo o seu nome impresso no cartão devolvido;
  • Golpe do link falso: Criminosos usam ofertas muito atrativas por e-mail ou redes sociais como iscas para que os usuários informem seus dados pessoais, de conta, cartões e senhas. Essas mensagens também podem instalar vírus. Sempre desconfie de mensagens que você não pediu ou ofertas muito vantajosas. Em caso de dúvida, não clique;
  • Golpe do falso leilão: Golpistas criam sites falsos de leilão, anunciando produtos por preços bem abaixo do mercado. Depois pedem transferências, depósitos e até dinheiro via Pix para assegurar a compra, mas nunca entregam as mercadorias pagas. Sempre pesquise sobre a empresa de leilões em sites de reclamação e confira o CNPJ do leiloeiro. 
  • Golpe do delivery/maquininha quebrada: No momento da entrega de uma compra online, o motoboy apresenta uma maquininha com o visor danificado ou se posiciona de uma forma que a vítima não veja o preço cobrado na tela., num valor superior ao pedido. Mesmo se a compra foi paga pelo aplicativo, a vítima é convencida que ocorreu um problema e é cobrada novamente, ou o motoboy cobra algum frete adicional. Não aceite maquininhas quebradas e sempre confira o valor que aparece no visor. Prefira pagar diretamente no aplicativo de compra;
  • Golpe do falso boleto: O emissor do boleto falso usa os dados pessoais da vítima e envia uma falsa correspondência ou email com um boleto de cobrança em nome de uma loja ou empresa conhecida. Ao pagar um boleto adulterado, o valor é direcionado para a conta do fraudador ao invés do verdadeiro credor. Para reduzir as chances de cair nesse golpe, é essencial ficar atento aos dados do beneficiário do boleto;
  • Roubo de celulares: Os criminosos roubam aparelhos celulares, preferencialmente desbloqueados, para obter acesso a aplicativos e realizar fraudes. Os criminosos buscam por senhas anotadas ou dados em e-mails, redes sociais, chats de conversa, blocos de notas ou outros apps para recuperar ou mudar as senhas de aplicativos de bancos. Nunca use o recurso de “lembrar/salvar senha” e jamais anote ou compartilhe suas senhas;
  • Golpe do consignado: O fraudador se passa por um funcionário de instituições financeiras e oferece empréstimos consignados com condições vantajosas. Em seguida, pede ao consumidor que faça um depósito referente a taxas de cadastro ou pede antecipação de alguma parcela para que possa liberar o dinheiro às vítimas. Outra tática consiste em utilizar os dados pessoais e financeiros da vítima para pedir empréstimo em nome delas e, em seguida, contacta-las em nome do banco alertando sobre o empréstimo indevido e pedindo o retorno dos valores, para supostamente cancelar o empréstimo. O cliente acaba transferindo o dinheiro do empréstimo para o fraudador, e continua com a dívida em seu nome.

O portal antifraudes.febraban.org.br centraliza diversas informações para usuários finais.

Para saber mais:

PS: Post atualizado em 25/10/2022.

#SemanaDaSegurançaDigital

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