julho 20, 2019

[Geek] A águia pousou!

Com essa frase, "The Eagle has landed", o comandante da missão Neil Armstrong avisou que havia conseguido pousar o Módulo Lunar "Eagle" em segurança na superfície da Lua.

O Eagle alunissou às 20h17min40s UTC (17h17 em Brasília) do dia 20 de julho de 1969.


O que seguiu a pouso foram muitos procedimentos técnicos minuciosos para verificar a integridade da nave. De acordo com o plano de vôo original, logo após o pouso, Armstrong e Aldrin deveriam tirar um cochilo de cinco horas. Mas, na hora H, eles disseram ao Controle da Missão que queriam pular o cochilo, vestir-se e sair. Afinal de contas, eles não voaram até a lua para dormir, não é?

As preparações para a atividade extraveicular começaram às 23h43min UTC, e demoraram mais do que o esperado (três horas e meia em vez de duas). Assim que Armstrong e Aldrin ficaram prontos para sair, o módulo Lunar foi despressurizado. Depois de 20 minutos esperando a despresurização da cabine, os astronautas estavam prontos para sair do Módulo Lunar. A escotilha foi aberta às 2h39min33s UTC e Armstrong começou sua descida até a superfície lunar às 2h51min.

Ao descer as escadas do Módulo Lunar , às 2h56min20s UTC, veio a famosa frase do Neil Armstrong, no momento em que colocou o pé direito na superfície da Lua:
That's one small step for man; one giant leap for mankind.


Após 19 minutos, Buzz Aldrin sai do Módulo Lunar. Certa vez eu assisti uma palestra do Buzz Aldrin aonde ele disse, em tom de piada, que o Neil Armstrong foi o primeiro a sair do Módulo Lunar pois era quem estava mais próximo da escotilha. Isso não deixa de ser verdade, as como podemos ver na página sobre a Apollo 11 na Wikipedia, a decisão de quem seria a primeira pessoa a pisar na Lua teve muita briga e controvérsia.


Após 2h21min de passeio pela superfície Lunar e realizar alguns experimentos e coleta de rochas, eles voltaram para o Eagle e fecharam a escotilha. Naquela noite de 20 de Julho de 1959, os astronautas Neil A. Armstrong, Edwin E. Aldrin Jr. e Michael Collins entraram para a história, graças ao esforço de centenas de milhares de cientistas e funcionários da NASA e das empresas contratadas para apoiar o programa Apollo.


Que tal aproveitar que fazem 50 anos que o homem pisou na Lua e você mesmo tentar pousar na Lua usando esse simulador? rs...



Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.