julho 16, 2019

[Geek] Partindo rumo a Lua!

Há 50 anos atrás, no dia 16 de julho de 1969, as 10h32 da manhã (horário de Brasília), o foguete Saturno V decolou do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida, levando a missão Apollo 11. O objetivo era levar os primeiros seres humanos até o solo Lunar (e, preferencialmente, trazê-los de volta!). A viagem de ida iria durar três dias até eles entrarem na órbita da Lua.


Dentro da Apollo 11 iam os astronautas americanos Neil A. Armstrong (o comandante da missão), Edwin E. "Buzz" Aldrin Jr. e Michael Collins.


Oito anos antes, em 25 de maio de 1961, o presidente americano John Kennedy foi para Congresso dos Estados Unidos e declarou:
"Eu acredito que esta nação deveria comprometer-se a alcançar o objetivo, antes de esta década acabar, de aterrissar um homem na Lua e retorná-lo em segurança para a Terra."
Ao discurso de Kennedy, seguiram o Programa Mercury, que tinha a intenção de colocar um humano em órbita da Terra, o Projeto Gemini e finalmente o programa Apollo.

Antes da decolagem, os astronautas receberam um café da manhã meticulosamente preparado pela NASA. Todas as refeições anteriores ao voo nas missões Apollo eram especialmente montadas visando a nutrição, as calorias e, principalmente, o que os médicos chamavam de "baixo resíduo". Ou seja, os astronautas comiam alimentos com baixo teor de fibras, para que não precisassem do banheiro por um bom tempo após a decolagem. Assistindo uma palestra do Marcos Pontes, há alguns anos atrás, lembro dele contar que antes da decolagem era feita uma lavagem intestinal, para prolongar o tempo até precisar fazer o número 2. E alguém achou que a vida de astronauta era moleza?

No topo de um gigantesco foguete Saturno V ia a Apollo, formada por três partes: o módulo de comando com uma cabine para três astronautas, o módulo de serviço (que apoiava o módulo de comando com propulsão, energia elétrica, oxigênio e água) e o módulo lunar, usado para o pouso na Lua. O módulo Lunar, por sua vez, era dividido em dois estágios, um de descida para a Lua e um de subida para levar os astronautas de volta à órbita e desconectar com o módulo de comando.

Para nós, acostumados com os ônibus espaciais, é difícil imaginar os "perrengues" passados pelos astronautas do projeto Apolo. Se o ônibus espacial permitia aos tripulantes se movimentar, andar de um lado para outro tranquilamente, a capsula de comando da Apolo era praticamente do tamanho de um Fusca! Imagina passar 8 dias viajando num Fusquinha, sem poder abrir a porta nem as janelas!
"A missão de exploração lunar tem 80% de possibilidade de êxito"
Neil Armstrong

A Apollo 11 foi o ápice do programa espacial americano, conduzido a toque de caixa pela NASA. Fruto da guerra fria, a corrida espacial estava em pleno vapor, e até então tinha sido vencida pelos russos em todas as suas etapas! Foram os russos que colocaram o primeiro satélite artificial no espaço (o Sputnik), enviaram ao espaço o primeiro ser vivo (a cadela Laika) e o primeiro astronauta (Iuri Gagarin), a primeira astronauta (Valentina Tereshkova), fizeram o primeiro vôo triplo, e a primeira caminhada espacial. Antes dos Americanos, já tinham pousado uma sonda na Lua.

Além dos milhares de documentários sobre a corrida espacial, aproveite para ver ou rever os filmes Os Eleitos (1983) e O Primeiro Homem (2018).


Para saber mais:
OBS (adicionado em 16/07/19): Achei um site da NASA muito legal, com muitos artigos detalhados sobre a missão da Apolo 11, incluindo transcrições das conversas e comunicações dos astronautas com o Controle da Missão: "Apollo 11 Lunar Surface Journal"

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.