Dentro da Apollo 11 iam os astronautas americanos Neil A. Armstrong (o comandante da missão), Edwin E. "Buzz" Aldrin Jr. e Michael Collins.
Oito anos antes, em 25 de maio de 1961, o presidente americano John Kennedy foi para Congresso dos Estados Unidos e declarou:
"Eu acredito que esta nação deveria comprometer-se a alcançar o objetivo, antes de esta década acabar, de aterrissar um homem na Lua e retorná-lo em segurança para a Terra."Ao discurso de Kennedy, seguiram o Programa Mercury, que tinha a intenção de colocar um humano em órbita da Terra, o Projeto Gemini e finalmente o programa Apollo.
Antes da decolagem, os astronautas receberam um café da manhã meticulosamente preparado pela NASA. Todas as refeições anteriores ao voo nas missões Apollo eram especialmente montadas visando a nutrição, as calorias e, principalmente, o que os médicos chamavam de "baixo resíduo". Ou seja, os astronautas comiam alimentos com baixo teor de fibras, para que não precisassem do banheiro por um bom tempo após a decolagem. Assistindo uma palestra do Marcos Pontes, há alguns anos atrás, lembro dele contar que antes da decolagem era feita uma lavagem intestinal, para prolongar o tempo até precisar fazer o número 2. E alguém achou que a vida de astronauta era moleza?
No topo de um gigantesco foguete Saturno V ia a Apollo, formada por três partes: o módulo de comando com uma cabine para três astronautas, o módulo de serviço (que apoiava o módulo de comando com propulsão, energia elétrica, oxigênio e água) e o módulo lunar, usado para o pouso na Lua. O módulo Lunar, por sua vez, era dividido em dois estágios, um de descida para a Lua e um de subida para levar os astronautas de volta à órbita e desconectar com o módulo de comando.
Para nós, acostumados com os ônibus espaciais, é difícil imaginar os "perrengues" passados pelos astronautas do projeto Apolo. Se o ônibus espacial permitia aos tripulantes se movimentar, andar de um lado para outro tranquilamente, a capsula de comando da Apolo era praticamente do tamanho de um Fusca! Imagina passar 8 dias viajando num Fusquinha, sem poder abrir a porta nem as janelas!
"A missão de exploração lunar tem 80% de possibilidade de êxito"
Neil Armstrong
A Apollo 11 foi o ápice do programa espacial americano, conduzido a toque de caixa pela NASA. Fruto da guerra fria, a corrida espacial estava em pleno vapor, e até então tinha sido vencida pelos russos em todas as suas etapas! Foram os russos que colocaram o primeiro satélite artificial no espaço (o Sputnik), enviaram ao espaço o primeiro ser vivo (a cadela Laika) e o primeiro astronauta (Iuri Gagarin), a primeira astronauta (Valentina Tereshkova), fizeram o primeiro vôo triplo, e a primeira caminhada espacial. Antes dos Americanos, já tinham pousado uma sonda na Lua.
Além dos milhares de documentários sobre a corrida espacial, aproveite para ver ou rever os filmes Os Eleitos (1983) e O Primeiro Homem (2018).
Para saber mais:
- Site da NASA sobre a Apollo 11
- Site apolloinrealtime.org/11/
- 'Estamos prontos': A última entrevista de Neil Armstrong antes de Apolo 11 partir para Lua, há 50 anos
- Quiz: Teste seus conhecimentos sobre a Lua e a missão Apollo 11 (eu fiz 6 pontos, sem consulta!)
- Homem na Lua: como astronautas das missões Apollo faziam necessidades básicas como comer e 'ir ao banheiro'
- 5 curiosidades sobre a Apolo 11
- 8 of the surviving Apollo astronauts got together for the 50th anniversary of the moon landing, and Buzz Aldrin's outfit stole the show
- Meu post "Cosmonautas"
OBS (adicionado em 16/07/19): Achei um site da NASA muito legal, com muitos artigos detalhados sobre a missão da Apolo 11, incluindo transcrições das conversas e comunicações dos astronautas com o Controle da Missão: "Apollo 11 Lunar Surface Journal"
Nenhum comentário:
Postar um comentário