julho 21, 2019

[Geek] Eagle volta para casa

As 5h01min UTC do dia 21 de Julho de 1969 a escotilha do Módulo Lunar foi fechada pela última vez. Junto com Neil Armstrong e Buzz Aldrin, eles trouxeram algumas caixas contendo ao todo 21,55 quilogramas de amostras da superfície lunar. Para diminuir o peso da nave, compensando o peso adicional das amostras colhidas, os astronautas jogarem fora suas mochilas com o suporte de vida portátil, galochas lunares, uma câmera Hasselblad vazia e outros equipamentos.


Eles pressurizaram o Módulo Lunar e foram dormir por sete horas, até que foram acordados pelo Controle da Missão para se prepararem para o vôo de retorno. Devidamente descansados, eles ligaram o motor de subida do Eagle às 17h54min00s UTC (14h54min no horário de Brasília), e o Módulo Lunar disparou para o espaço, para entra em órbita e se reencontrar com o Módulo de Comando, aonde o astronauta Michael Collins os esperava.

Neil Armstrong e Buzz Aldrin permaneceram na Lua por 21 horas e 36 minutos.

Um fato que eu não sabia: por pouco os astronautas não conseguiram voltar! Enquanto o Buzz Aldrin se movimentava dentro da cabine, ele acidentalmente quebrou um disjuntor que servia para armar o motor principal na decolarem da Lua. Isso poderia impedir o motor de ligar, deixando-os presos na Lua. Uma caneta de ponta de feltro foi o suficiente para ativar o interruptor, mas caso isso não tivesse funcionado, os circuitos do Módulo Lunar poderiam ter sido reconfigurados a fim de permitir que o motor de ascensão fosse ligado.

O Módulo Lunar Eagle reencontrou com o Módulo de Comando Columbia às 21h24min UTC do dia 21 de Julho (20h24min em Brasília), com os dois acoplando onze minutos depois. Três horas depois, às 23h41min UTC, o estágio de subida do Módulo Lunar foi descartado, permanecendo em órbita lunar até que ele caiu em algum local na superfície da Lua.


Mas a Casa Branca estava preparada para o pior, caso os astronautas da Apollo 11 não conseguissem sair da Lua ou voltar para o Módulo de Comando. Se isso acontecesse, eles seriam condenados a uma morte por inanição, com Michael Collins retornando sozinho a Terra a bordo do Se os astronautas não conseguissem sair da Lua e retornar à Terra, eles seriam condenados a uma morte por inanição, e sua única opção para evitar tanto sofrimento seria o suicídio, com Michael Collins, piloto do Módulo de Comando, retornando ao planeta sozinho - não deveria ser uma viagem nem um pouco animada :( Na sua gaveta, o presidente americano Richard Nixon já tinha preparado um discurso para ser lido para todo o mundo lamentando uma possível tragédia. Sob o título de "In Event of Moon Disaster" ("Em caso de um desastre lunar"), o texto se dirigia pessoalmente às futuras viúvas de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, bem como à nação Americana em geral.

Para saber mais:


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.