julho 20, 2019

[Geek] Erros 1201 e 1202

No dia 20 de julho de 1959,  às 12h52min00s UTC (9h52 da manhã no horário de Brasília), o comandante Neil Armstrong e Buzz Aldrin entraram no Módulo Lunar "Eagle" para iniciaram as preparações finais para a descida até a Lua. O Eagle se separou do Módulo de Comando Columbia às 17h44min00s e o astronauta Michael Collins permaneceu sozinho no Columbia.


Neil Armstrong exclamou em seguida: "O Eagle tem asas!".

Depois de cinco minutos de descida, quando o Eagle estava a 1,8 quilômetro da superfície, o Computador de Orientação do Módulo Lunar começou a disparar um alarme de erro, código 1202, indicando que o computador de bordo estava sobrecarregado. Eles questionaram o Controle de Missão, que questionou os engenheiros de software. No Centro de Controle da Missão, o engenheiro de computação Jack Garman informou que era seguro continuar a descida e isto foi repassado para a tripulação. Foram momentos muito tensos para os astronautas e o pessoal na Terra.

    

Os alarmes de programação continuaram, indicando que o computador estava sobrecarregado e não estava conseguindo completar todas as tarefas em tempo real. A causa dos alarmes foi diagnosticada durante a missão como o radar de acoplamento estando na posição errada, fazendo com que o computador processasse ao mesmo tempo dados tanto do radar de acoplamento quanto do radar de pouso - e isso sobrecarregou a pequena memória de dados do computador. Outro alarme também surgiu, de número 1201. Na Apollo 11, cada vez que um alarme 1201 ou 1202 aparecia, o computador reiniciava, e nesse momento ele rodava as rotinas mais mportantes, como dirigir o mecanismo de descida, no caso.


Com um pequeno desvio de rota, alarmes tocando e provavelmente muita tensão, Neil Armstrong acabou assumindo o controle semi-automático do Módulo Lunar enquanto Buzz Aldrin informava os dados de navegação. Eles acabaram gastando muito combustível para posicionar o Eagle em um lugar  seguro para o pouso e, faltando poucos metros do solo, seu suprimento de combustível já estava acabando.


O Eagle alunissou às 20h17min40s UTC de domingo, 20 de julho de 1969, tendo por volta de 25 segundos de combustível restante.

Quer ver como foi a descida com mais detalhes? O site www.firstmenonthemoon.com reproduz, com detalhes, como foi o procedimento de pouso, com as comunicações de rádio, o vídeo da descida, etc. Bem legal mesmo!


Felizmente, a arquitetura robusta do computador responsável pela navegação do Módulo Lunar conseguiu levá-lo em segurança até o solo, mesmo com um problema técnico durante o processo de pouso.

Para saber mais:
OBS: Post atualizado e, 20/07 para incluir:
  • Link para o site https://www.firstmenonthemoon.com e apolloinrealtime.org/11/
  • O vídeo com os últimos 3 minutos da descida da Apollo 11, visto da janela do Buzz Aldrin (que estava do lado direito do Módulo Lunar). Esse vídeo é bem legal pois mostra a gravação original ao lado de uma reconstruída, exibindo mais detalhes. No final, dá para ouvir o Neil Armstrong dizendo: "Houston, Tranquility Base here. The Eagle has landed.".

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.