O helicóptero pousou no USS Hornet às 17h53min UTC, onde os astronautas caminharam nove metros até entrarem na Instalação de Quarentena Móvel, iniciando assim um período de 21 dias em quarentena, para evitar o risco de contaminação com alguma coisa que trouxessem da Lua. O presidente americano Richard Nixon recepcionou os três astronautas e conversou com eles por uma janelinha.
Finalmente, os Estados Unidos haviam ganho a corrida espacial!
Os russos não conseguiram desenvolver a tecnologia necessária para mandar uma expedição com astronautas até a Lua.
Depois da Apollo 11, outras 6 missões foram enviadas para a Lua (mas só 5 pousaram, pois a Apollo 13 teve problemas durante o vôo de ida e teve que vretornar a Terra), até que o programa Apollo foi interrompido após a Apollo 17, em 1972. Devido ao desinteresse do público americano nas missões lunares e ao corte de verbas, a NASA acabou cancelando as missões que estavam planejadas em seguida: Apollo 18, Apollo 19 e Apollo 20.
Após o término do projeto Apollo, a NASA investiu seu tempo e recursos em montar o Skylab, um laboratório espacial que ficou em órbita por 6 anos, de 1973 até 1979. Depois vieram os ônibus espaciais, que dominaram o espaço nas décadas de 80, 90 e 2000. Agora fala-se novamente de levar astronautas a Lua, com iniciativas separadas da NASA e das agências espaciais da China e India.
O mais interessante dessa história toda sobre a corrida espacial nos anos 60 é que, quando o presidente americano John F. Kennedy anunciou pela primeira vez a intenção de ir para a Lua, os EUA não tinham nenhuma tecnologia para isso. Zero! Nada havia sido feito até aquele momento. Em menos de 10 anos, eles criaram a NASA, desenvolveram a tecnologia de foguetes e naves espaciais, até que finalmente conseguiram pousar retornar em segurança da Lua. Veja que isso não foi conseguido do nada! 9 anos de intenso trabalho de milhares de pessoas, com diversas missões espaciais aonde cada uma era um pequeno passo ao objetivo final. Cada missão testava uma nova tecnologia que acabara de ser desenvolvida.
Segundo Chris Kraft, quem inventou o Controle da Missão, “When [Kennedy] asked us to do that in 1961, it was impossible. We made it possible. We, the United States, made it possible.”
Para saber mais:
- Página da NASA sobre as missões do Projeto Apollo
- Site da Nasa sobre a Apollo 11
- Site apolloinrealtime.org/11/
- What you didn't know about the Apollo 11 mission
- "Apollo 11 Lunar Surface Journal"
- Doodle do Google (vídeo)
- Na Wikipedia: "Corrida espacial"
- Na Wikipedia: "Acusações de falsificação nas alunissagens do Programa Apollo"
- Especialista em filmes desmente 8 teorias que rejeitam a chegada à Lua
- 50 anos de encantamento
- Depois da Apollo 11, outras
seiscinco missões dos EUA pousaram na Lua - Veja como está o único astronauta da missão Apollo 11 a não pisar na Lua
- A única mulher no controle da decolagem da ‘Apollo 11’ em Cabo Canaveral
- NASA libera panorâmicas inéditas da Lua
- Vergonha alheia: "Um em cada 4 brasileiros acha que pouso na Lua foi mentira"
Nenhum comentário:
Postar um comentário