julho 24, 2019

[Geek] Os astronautas da Apollo 11 voltam a Terra

No dia 24 de julho de 1969 os astronautas da Apollo 11 voltaram a Terra, pousando no Oceano Pacífico. O Módulo de Comando Columbia ingressou na Terra e abriu seus paraquedas 16h44min UTC (13h44min em Brasília e 5h44min no horário local). A Columbia amerrissou (isto é, "pousou na água") sete minutos depois a 2 660 quilômetros ao leste da Ilha Wake, 380 quilômetros ao sul do Atol Johnston. Os helicópteros da Marinha Americana estavam de plantão e recolheram os astronautas, e o porta-aviões USS Hornet estava posicionado a 24 quilômetros de distância, aonde uma comitiva de políticos e oficiais americanos, incluindo o presidente Richard Nixon, aguardava os astronautas.


O helicóptero pousou no USS Hornet às 17h53min UTC, onde os astronautas caminharam nove metros até entrarem na Instalação de Quarentena Móvel, iniciando assim um período de 21 dias em quarentena, para evitar o risco de contaminação com alguma coisa que trouxessem da Lua. O presidente americano Richard Nixon recepcionou os três astronautas e conversou com eles por uma janelinha.

Finalmente, os Estados Unidos haviam ganho a corrida espacial!


Os russos não conseguiram desenvolver a tecnologia necessária para mandar uma expedição com astronautas até a Lua.


Depois da Apollo 11, outras 6 missões foram enviadas para a Lua (mas só 5 pousaram, pois a Apollo 13 teve problemas durante o vôo de ida e teve que vretornar a Terra), até que o programa Apollo foi interrompido após a Apollo 17, em 1972. Devido ao desinteresse do público americano nas missões lunares e ao corte de verbas, a NASA acabou cancelando as missões que estavam planejadas em seguida: Apollo 18, Apollo 19 e Apollo 20.


Após o término do projeto Apollo, a NASA investiu seu tempo e recursos em montar o Skylab, um laboratório espacial que ficou em órbita por 6 anos, de 1973 até 1979. Depois vieram os ônibus espaciais, que dominaram o espaço nas décadas de 80, 90 e 2000. Agora fala-se novamente de levar astronautas a Lua, com iniciativas separadas da NASA e das agências espaciais da China e India.


O mais interessante dessa história toda sobre a corrida espacial nos anos 60 é que, quando o presidente americano John F. Kennedy anunciou pela primeira vez a intenção de ir para a Lua, os EUA não tinham nenhuma tecnologia para isso. Zero! Nada havia sido feito até aquele momento. Em menos de 10 anos, eles criaram a NASA, desenvolveram a tecnologia de foguetes e naves espaciais, até que finalmente conseguiram pousar retornar em segurança da Lua. Veja que isso não foi conseguido do nada! 9 anos de intenso trabalho de milhares de pessoas, com diversas missões espaciais aonde cada uma era um pequeno passo ao objetivo final. Cada missão testava uma nova tecnologia que acabara de ser desenvolvida.

Segundo Chris Kraft, quem inventou o Controle da Missão, “When [Kennedy] asked us to do that in 1961, it was impossible. We made it possible. We, the United States, made it possible.”

Para saber mais:
OBS: Pequena atualização em 29/07.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.