julho 05, 2019

[Segurança] Roubando Caixa Eletrônico com guarda-chuva

Uma reportagem da Rede Globo de 2013 sobre roubos a caixas eletrônicos ficou famosa na época pois mostrou um vídeo aonde uma dupla de assaltantes usava um guarda-chuvas para ter acesso a interface USB em um caixa eletrônico.


A partir do 0:50 no vídeo, o assaltante consegue acesso a parte interna do caixa eletrônico, com uma chave de fenda, provavelmente no pedaço da carcaça aonde fica a webcam de segurança. Em seguida vem outro colega para ajudá-lo a conectar no caixa, usando um teclado portátil. No minuto 1:20 o primeiro homem tira um guarda-chuva que utiliza para ter acesso a parte interna do caixa.

Nesse tipo de golpe, os assaltantes tentam acessar alguma uma interface USB do equipamento, onde eles podem plugar um teclado ou até mesmo um pendrive, a partir do qual eles conseguem inserir comandos e controlar o computador do caixa eletrônico, fazendo com que ele cuspa o dinheiro das suas gavetas de notas.


Não custa lembrar que um caixa eletrônico nada mais é do que um computador dentro de um cofre. Como qualquer computador, pode ter vulnerabilidades exploradas por vírus específicos, ou pode ser acessado indevidamente por quem saiba como controlar ele de forma maliciosa.

Veja mais:



Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.