agosto 10, 2020

[Segurança] H2HC 2020 cancelada

Nesse final de semana, em que coincidentemente o Brasil bateu a triste marca de 100 mil mortos pelo COVID-19 (mais mortos do que nos 5 anos da Guerra do Paraguai), os organizadores da H2HC anunciaram que decidiram cancelar a edição deste ano do evento.

"Após muita consideração e pesquisa, tomamos a difícil decisão de, pela primera vez em 17 anos, cancelar a H2HC, devido ao COVID-19.
(...)
Infelizmente da forma como vemos, somos responsáveis pelo bem estar de todos durante o evento. Embora tenhamos encontrado formas e parcerias para podermos oferecer máscaras, face-shields e maior espaçamento no evento, a responsabilidade para com a saúde das pessoas não pode ser aceita sem profunda consideração. O momento politizado e a verdade obscurecida fazem com que não seja justo tomarmos tal decisão em nome de todos. (...)"

A H2HC de 2021 já tem data marcada (23 e 24 de Outubro), e quem comprou ingresso para este ano pode, automaticamente, usá-lo para o ano que vem (ou pedir o reembolso).

A H2HC é o melhor evento nacional de segurança, com 17 anos de muito conteúdo de qualidade, muita treta e muita zoeira. Ela representa a verdadeira "cara" da nossa comunidade. Por isso, todo ano é um evento que todos esperam ansiosamente, contam os dias e as horas para o evento chegar, e todos desejam participar!

Como um organizador de evento (a Security BSides São Paulo), eu compartilho com o pessoal da H2HC a dificuldade de tomar essa decisão. Por um lado, é lógico que amamos essas iniciativas e a oportunidade de juntar os amigos e a comunidade, ainda mais no caso de um evento com qualidade técnica inquestionável como a H2HC. Por outro lado, temos a triste realidade atual, aonde uma pandemia representa um risco sério de saúde para todos nós. No final, a decisão deve pender para o bem-estar de todos.

O que eu quero destacar, neste post, é a percepção de que a maioria dos eventos nacionais da comunidade de segurança optaram pela mesma decisão: cancelar a edição deste ano e não realizar uma edição online, por entenderem que um dos grandes valores é a interação presencial entre os participantes.

Ou seja, estou falando dos eventos que tem um grande foco na comunidade e que são organizados pela própria comunidade, de forma voluntária e, na maioria das vezes, heróica. Além da H2HC, o YSTS, a BSides Vitória, a BSides São Paulo, o Jampasec também optaram por esperar até o ano que vem. Em comum, estes eventos tem palestras de excelente qualidade associadas a grande oportunidade de interação entre as pessoas durante o evento, com muito bate-papo nos corredores e nos bares, com zoeira, fotos, cerveja, e com a galera se divertindo e interagindo muito. Essa experiência presencial não pode ser reproduzida no evento online, infelizmente, e são algo muito forte e importante no caso destes eventos voltados para a comunidade, ajudando a amadurecer a nossa comunidade nacional de segurança.

O trecho abaixo, retirado do comunicado da H2HC, mostra a importância do evento presencial:

"A próxima opção considerada foi a de realizarmos um evento online (ou 'digital'): participamos e acompanhamos diversas iniciativas, desde as menores 'live' até conferências da área com mais de 20 mil pessoas. Nenhuma delas demonstrou o nível de interação que esperávamos; e o motivo que gerou a criação da H2HC, que foi de proporcionar uma forma dos hackers se encontrarem, para trocarem idéias e aprenderem uns com os outros não nos pareceu possível neste formato. Cada um dos diferentes grupos de pessoas que comparecem a H2HC já possuem suas redes de conexões online. E conteúdo disponível online já existe em enorme quantidade. Apenas o conteúdo não faz a comunidade. E a tecnologia não esta, ao nosso ver, ainda preparada para substituir o encontro pessoal e as diversas oportunidades criadas durante o evento presencial. "

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.