agosto 18, 2020

[Segurança] Linha do Tempo da Guerra Cibernética e Ciber Espionagem

O pessoal da Compugraf criou um pequeno vídeo com uma linha do tempo que apresenta os principais acontecimentos relacionados a guerra cibernética e ciber espionagem entre países.

O vídeo destaca alguns fatos e incidentes de segurança que aconteceram na última década, envolvendo países e diversas organizações pelo mundo afora, desde o worm Code Red em 2001 e incluindo os ataques do NotPetya, WannaCry (que não tem nada a ver com guerra cibernética!) e, agora em 2020, as tentativas de ataque e espionagem a OMS no meio da pandemia do novo Coronavírus. BTW, senti falta do famoso Stuxnet.

Esse vídeo é interessante por mostrar que os conflitos no ciber espaço (guerras cibernéticas, ciber espionagem e hacktivismo, entre outros) podem atingir empresas e causar grandes prejuízos financeiros.

Eu gosto bastante desse tema, guerra cibernética. Aproveite e veja também esses posts em meu blog:

PS (Adicionado em 09/04/21): Essa tese do Mohan B. Gazula M.S. em  Computer Science da Boston University, apresentada em 2017 no MIT, traz uma visão dos principais conflitos de guerra cibernética que já aconteceram: "Cyber Warfare Conflict Analysis and Case Studies".

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.