outubro 20, 2021

[Carreira] Burnout e Boreout na Pandemia

Durante a pandemia, a discussão sobre saúde mental começou a se espalhar pelas empresas e se tornou preocupação em várias delas. Isso porque, devido a necessidade de isolamento social e a adoção inapropriada de trabalho remoto, aumentaram os casos de stress e esgotamento emocional dos funcionários, causando fortes impactos na produtividade deles.

Essa discussão sobre o burnout ganhou destaque recentemente durante as Olimpíadas de Tóquio, graças a ginasta americana Simone Biles. De grande expectativa por medalhas, seu esgotamento emocional fez com que ela anunciasse a desistência em várias provas importantes, e sua coragem de falar abertamente sobre o assunto ajudou muito a fomentar a discussão sobre o stress, inclusive em profissionais de alta performance. OBS: o caso dela é extremamente sério, e envolveu abuso sexual :(


O burnout, ou esgotamento, é um problema antigo e já conhecido, com muita informação disponível online. Mas a sensação é que os casos de esgotamento aumentaram muito durante o período da pandemia - o que se justifica pelo stress adicional causado pelos riscos de problemas de saúde e pela pressão e stress adicionais frutos do isolamento social.


Nunca eu havia visto falar tanto as empresas falarem sobre sobre burnout e cuidados com a saúde e a mente quanto tenho visto atualmente.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Zenklub com o Instituto Datafolha em setembro deste ano, 6 em cada 10 trabalhadores brasileiros se sentiram sobrecarregados nos últimos 12 meses. Quando questionados sobre os sentimentos que vieram à tona no período, eles afirmaram que tiveram ansiedade (66%), exaustão ou muito cansaço (61%), insônia ou dificuldade para dormir (54%) e depressão (26%). Além disso, a desconexão com o ambiente de trabalho e com os colegas traz, como efeito colateral, o aumento da insegurança e incerteza dos profissionais, que passam a questionar se seu trabalho está sendo visto pelos seus pares e não se sente valorizado.

Além do burnout, o isolamento social foi responsável pelo surgimento do "boreout", ou seja, o esgotamento e stress causados pelo tédio da rotina diária. Afinal, durante o período de quarentena as pessoas foram obrigadas a permanecer em casa, sem opções de lazer e presos a uma rotina dominada pelo tédio e pela mesmice.

Além disso, esse longo período de quarentena (mais de 1 ano e meio, aqui no Brasil), trouxe diversas sequelas psicológicas que ainda vamos ver muita discussão sobre elas. Por exemplo, o isolamento pode trazer problemas de fobia social e dificuldade de resossialização para algumas pessoas.

Outro efeito colateral da pandemia foi a alteração nos cuidados pessoais e nos hábitos de consumo. Afastados dos amigos e colegas de trabalho, muitas pessoas adotaram espontaneamente um visual mais relaxado (e menos cuidadoso). Enquanto as roupas da moda, ternos e vestidos permaneciam guardadas nos armários, as mulheres passaram a tratar menos do visual (cabelos e maquiagem) e os homens deixaram a barba e cabelo crescer, o que refletiu em uma queda de 15,3% na venda de espumas de barbear e loções pós barba, por exemplo.

Para quem trabalha em segurança, o stress faz parte do nosso dia-a-dia. Afinal, manter uma empresa Segura é um trabalho árduo e constante, que depende não só de você, mas o apoio de diversas áreas e dos usuários finais. Os ciber ataques crescem constantemente em quantidade e complexidade, então vivemos sob o risco constante de uma invasão na empresa. Além disso, tecnologia e segurança fazem parte daquelas áreas que normalmente as pessoas só lembram quando tem problema. Você faz o seu trabalho certinho o ano inteiro, mas um usuário que clica num link de phishing já é suficiente para destruir a credibilidade de seu trabalho.

Uma matéria recente do Mente Binária destacou que profissionais de segurança também sofrem para cuidar de sua saúde mental. Afinal, além dos efeitos da pandemia, as pessoas que trabalham na área convivem com longas jornadas de trabalho e constante stress. Chega uma hora que o corpo começa a mandar sinais de esgotamento físico e psicológico e, se mesmo assim você não ouve esses sinais, o stress pode causar problemas de saúde mais severos.

Com a pandemia do novo Coronavírus, a pressão sobre os profissionais de segurança piorou:

  • usuários em home office, com maior dificuldade de controle, monitoramento e conscientização;
  • time de segurança em home office e quarentenados, com todos os stress envolvidos por essa situação específica (afastamento dos colegas, isolamento social, pressão psicológica, angústia, risco de saúde, convivência forçada com familiares em ambiente recluso, etc)
  • aumento nos golpes e ciber ataques, tanto os ciber ataques tradicionais quanto os específicos do cenário relacionado a pandemia.

Por isso mesmo, mais do que nunca é importante manter um diálogo aberto sobre o stress, burnout e problemas psicológicos.

Para saber mais:
PS (adicionado em 22/10): Esse artigo é bem legal sobre burnout, o autor conta como isso aconteceu com ele e compartilha várias dicas de como identificar, prevenir e tratar o burnout: Staying sane in cybersecurity and dealing with burnout.

PS/2: Post atualizado em 28/03 e 11/04. Nova refer6encia adicionada em 09/05/23.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.