outubro 05, 2021

[Segurança] Aluguel de contas bancárias para criminosos

Uma reportagem recente do jornal Folha de São Paulo destacou o mercado clandestino de aluguel de contas bancárias para criminosos realizarem transferências ilegais, fruto de fraudes online.

Para dar vazão ao dinheiro roubado em seus golpes fraudulentos e invasões de contas bancárias, os ciber criminosos precisam de contas laranja, que podem ser contas corrente criadas com dados falsos ou usando contas de pessoas comuns, que são atraídas com a promessa de ganhos fáceis - elas "emprestam" sua conta em troca de reter uma parte do dinheiro que receberem.

Isso acontece porque a obtenção do dinheiro da vítima, que chamamos de "cash out", é o processo mais arriscado para o criminoso, aonde ele pode ser identificado mais facilmente. Isso considerando todo o ciclo do ciber crime, desde os preparativos (ex., criar sites falsos, mensagens de phishing e trojans) até execução do esquema criminoso, ou seja, a invasão de conta, transferência do dinheiro, monetização e lavagem.

A reportagem da Folha abordou o esquema de criação e aluguel de contas correntes para fins ilícitos, ou seja, receber dinheiro roubado de vítimas de ciber crime ou mesmo sequestro relâmpago. Alguns criminosos que se especializaram nessa prática de abertura de contas falsas e recebem o nome de "conteiros". Eles criam contas bancárias, com nome de laranjas, e as alugam para criminosos em troca de uma porcentagem do dinheiro movimentado na conta, fruto do crime.

Segundo a reportagem, o esquema foi descoberto quando a polícia civil de São Paulo descobriu um desses "conteiros", durante a investigação de um sequestro-relâmpago que teve R$ 51 mil transferidos da conta da vítima para a conta dos bandidos, via PIX . A reportagem também destaca que esse mercado ilegal de aluguel de contas bancárias vem crescendo motivado pelos crimes que podem utilizar o PIX como método de transferência rápida do dinheiro das vítimas, como invasões de contas, sequestros, roubos e golpes após o desvio de celulares.

É importante lembrar que as pessoas que emprestam suas contas bancárias para criminosos podem ser severamente punidas ao receberem os recursos desviados através de crime. A pena varia de quatro a oito anos, mas pode ser agravada por “associação criminosa” e “lavagem de dinheiro”. (adicionado em 06/10).

Para saber mais:

PS: Post atualizado em 06/10, 17 e 23/02/22 e também em 25/08/2022.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.