fevereiro 23, 2022

[Segurança] Golpe da compra confirmada

O pessoal do Fantástico fez, recentemente, uma reportagem bem didática sobre um tipo de golpe que tem acontecido com frequência nas vendas online. A reportagem, sobre o "golpe da compra confirmada", destaca os riscos de fraude para quem esta fazendo a venda de algum bem, mesmo que através de plataformas online conhecidas.

Nesse tipo de golpe, os criminosos abordam pessoas que anunciaram a venda de produtos em plataformas online e fingem ter interesse na compra, para no final simular que realizaram o pagamento e convencer a vítima que a venda foi concretizada. Assim, conseguir obter a mercadoria de graça e o vendedor fica no prejuízo.

Para realizar essa fraude, os golpistas ficam monitorando as plataformas de compra e venda de mercadorias (por exemplo, Mercado Livre, OLX, etc) e, quando identificam uma potencial vítima, manifestam o interesse. Depois de receber um contato do vendedor e ganhar a sua confiança, eles enviam uma imagem de um comprovante falso de pagamento ou até mesmo um e-mail falso em nome do site de e-commerce confirmando o pagamento. Após convencer a vítima que o pagamento foi realizado, para finalizar venda e buscar mercadoria, os fraudadores usam serviços de entregas por aplicativo (como, por exemplo, pelo Uber) - assim, eles não se expõem e fica mais difícil identificar o responsável pela fraude.

Para evitar o rastreamento, os criminosos tentam fazer a negociação fora da plataforma de e-commerce, por e-mail e WhatsApp. Em alguns casos, eles aproveitam que sabem o e-mail da vítima para enviar uma mensagem falsa em nome da plataforma de e-commerce, dizendo que a venda está confirmada

O pessoal da OLX fez um vídeo curtinho explicando didaticamente como esse golpe funciona:


Veja algumas dicas para evitar cair nesse golpe:
  • Sempre desconfie! Ainda mais se o comprador parecer apressado, nervoso ou impaciente;
  • Faça todas as negociações apenas pela plataforma de e-commerce, nunca por aplicativos de comunicação nem e-mail;
  • Não forneça seu e-mail para o comprador;
  • Desconfie pedirem seus dados pessoais para finalizar as compras;
  • Ao receber o pagamento por alguma venda, espere confirmar o pagamento em seu extrato bancário;
  • Sempre verifique cuidadosamente o endereço do remetente de qualquer e-mail que você receber, para garantir que trata-se do site conhecido;
  • As plataformas de compra e venda não cobram taxas extras para finalizar as compras nem para envio de mercadorias.
Aproveite e veja que legal a página "É Golpe!", com todas as reportagens do Fantástico explicando os principais golpes que acontecem atualmente.

Para saber mais:
PS (adicionado em 23/02): Segundo um levantamento da AllowMe em conjunto com a OLX, o golpe da compra confirmada foi o mais frequente no e-commerce em 2021, representando 32% dos casos:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.