fevereiro 01, 2022

[Ciber Cultura] RIP Marcos Gubitoso (Gubi)

Com muita tristeza, hoje ficamos sabendo do falecimento do Gubi, o professor doutor Marcos Dimas Gubitoso do departamento de Ciência da Computação no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Após uma longa luta contra sua doença, o Gubi partiu e deixa uma grande saudade pois foi uma excelente pessoa, ótimo professor e envolvido em diversas comunidades.

Eu lembro que, quando começaram a surgir os primeiros vírus de computador, ele escreveu e compartilhou um software antivírus, o primeiro ou um dos primeiros a existir! E eu lembro de ter usado ele !!! Diz a lenda que ele escreveu o antivírus na hora do almoço, o que é bem possível devido a simplicidade dos códigos e técnicas de infecção usados nos primeiros vírus.

Vou transcrever abaixo a nota de falecimento, assinada pelo Marcelo Queiroz e pelo Roberto Hirata, meus colegas de faculdade e atuais Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP:
"É com grande pesar e extrema tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento, na data de hoje, do nosso amigo e colega Prof. Dr. Marco Dimas Gubitoso, carinhosamente conhecido como Gubi.
O Gubi era bacharel e mestre em Física pelo IF-USP e doutor em Ciência da Computação pelo IME-USP. Sua área de pesquisas principal era Computação Paralela, e realizou pesquisas também em Bioinformática e em Neurociências. O Gubi foi professor do IME-USP desde 1987, onde lecionou para centenas de estudantes do nosso BCC (do qual foi coordenador por muitos anos), bem como estudantes de diversos outros institutos, além de orientar diretamente dezenas de estudantes de graduação, mestrado e doutorado.
Gubi era muito querido por colegas e estudantes, e será sempre lembrado por suas aulas, seu bom humor, suas mágicas, seu gosto por música, entre tantos outros interesses que caracterizavam sua personalidade única. Sua falta será sentida imensamente; que esse sentimento seja envolvido pelas boas lembranças de todos os que conviveram com ele."

Descanse em paz, até mais e obrigado pelos peixes!

2 comentários:

Ester disse...

Uma excelente pessoa, Vai com Deus GUBI.

Ulisses Braga Neto disse...

Fiquei muito triste ao saber do falecimento do nosso amigo Gubi, uma pessoa realmente única. As lembranças do seu bom humor e da sua paixão fora da ciência da computação, que era a mágica, ficaram conosco para sempre.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.