fevereiro 17, 2022

[Segurança] Golpe do falso emprego

O pessoal do Tecnoblog fez uma reportagem há pouco tempo atrás sobre um golpe que tem acontecido com muita frequência: fraudadores enviam mensagens por SMS prometendo ofertas de emprego em grandes empresas, trabalhando de casa.

Num cenário de pandemia, com alta taxa de desemprego, essa oportunidade é muito atrativa, não é?

Há algumas variações do golpe, mas o final é sempre o mesmo: a pessoa se torna vítima de algum esquema criminoso de movimentação de dinheiro ou mercadorias adquiridas de forma ilícita.

No caso do golpe analisado pelo pessoal do Tecnoblog, os criminosos mandam mensagens via SMS oferecendo oportunidade de emprego em grandes empresas, como a Amazon, Mercado Livre ou o Sebrae, entre outras. A mensagem promete uma oportunidade para conseguir dinheiro rápido, em meio período ou período integral, trabalhando de casa. Após entrar em contato com o remetente da mensagem, a vítima acaba induzida a participar em uma espécie de esquema de pirâmide financeira. Ela é convidada a fazer um aporte inicial, de baixo valor. Ao receber o lucro desse primeiro aporte, ela começa a enviar quantidades maiores de dinheiro até que o fraudador se dá por satisfeito e fica com o dinheiro da vítima.


A AllowMe também publicou uma investigação sobre esse tipo de golpe. No caso investigado por eles, o criminoso convence a vítima a baixar um app que seria sua "plataforma de trabalho", mas que serve para operacionalizar o golpe. A vítima é convidada a realizar compras pela plataforma, com a promessa de receber de volta o valor da compra acrescido de 30%. A cada compra, aumenta seu suposto "balanço", mas  ela não consegue recuperar o dinheiro - para isso, é convencida a realizar mais compras na plataforma: "Sempre que a vítima quiser sacar o dinheiro receberá uma tarefa ainda mais cara para cumprir até ela perceber que aquilo se trata de um golpe e não conseguirá mais o dinheiro".

Em outras modalidades do golpe, a vítima pode ser convidada a ajudar no trâmite de pagamentos ou de mercadorias. Sem saber, ela acabará atuando como laranja em diversas fraudes. Por exemplo, ela pode receber dinheiro de uma conta fraudada, transferir para o criminoso e ficar com uma "comissão". Ou receber uma mercadoria adquirida através de fraude e ganhar uma comissão para reenviar ela para o endereço solicitado pelo criminoso, recebendo uma recuperação.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.