fevereiro 24, 2022

[Segurança] Perfil das fraudes no e-commerce

Um levantamento da AllowMe em conjunto com a OLX, divulgado no início desse mês, traz alguns dados bem interessantes sobre as fraudes no e-commerce brasileiro durante o ano de 2021.

Veja algumas das estatísticas mais interessantes:

  • Aproximadamente R$ 650 milhões de prejuízo estimado com os golpes aplicados no comércio eletrônico em 2021;
  • o golpe da Compra Confirmada foi o mais frequente no e-commerce em 2021, representando 32% dos casos;
  • outros golpes muito comuns incluem: o Anúncio Falso e o Roubo de Dados, cada um representando 24% das ocorrências, e Invasão de Conta fechando o ranking com 19% dos casos;
  • Celulares estão no topo da lista dos produtos mais visados nas fraudes, representando 45% dos casos. Video games ficam em segundo lugar, com 16%, seguido de computadores, com 15%;
  • 500 mil transações fraudulentas no e-commerce foram realizadas com uso de e-mails vazados, principalmente para criações de contas;
  • A região sudeste é a que mais teve fraudes confirmadas, com o estado de São Paulo liderando com 46%, seguido por Rio de Janeiro, 11%, e Minas Gerais, 8%.

O estudo também destaca que os golpes são praticados por associações criminosas bem articuladas,  que criam inúmeras contas falsas (utilizando dados válidos de pessoas) e tentam atrair o maior número de vítimas.

É interessante destacar que os equipamentos eletrônicos costumam ser os itens mais visados nas fraudes em comércio eletrônico, pois são ítens pequenos e de fácil revenda, co alto valor agregado (e alto lucro para o fraudador).

Para saber mais:

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