fevereiro 09, 2022

[Segurança] Eventos de Segurança no primeiro semestre de 2022

Aviso importante: durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19), que prometia se extender até meados deste ano, muitos eventos tradicionais de segurança migraram para o mundo online, foram cancelados ou adiados. Neste ano os eventos estão sendo retomados, muitas vezes em formato híbrido ou 100% presencial, por isso é importante sempre verificar o site do evento que você tem interesse.

Estamos no "Ano III" da pandemia do novo Coronavírus, em um momento em que o aumento de casos devido a variante ômicron tem causado grande incerteza na população, com a possibilidade de volta das medidas restritivas e cancelamento de eventos públicos. Apesar da perspectiva de voltarmos. a ter  eventos presenciais, o mercado já trabalha com a hipótese de esperar até a metade do ano antes de confirmar tais eventos. Mesmo assim, apesar dessa pandemia que bagunçou a agenda de eventos em todo o mundo, eu vou manter essa minha tradicional lista com os melhores eventos nacionais de segurança que acontecem no primeiro semestre desse ano.

A lista está muito mais magrinha do que o usual, principalmente por conta da incerteza causada pela pandemia. Como sempre, eu listo aqui apenas os eventos que eu considero serem interessantes e/ou importantes no mercado, e que, na minha opinião, trazem conteúdo de qualidade. Também incluo o TDC (The Developers Conference) pois, embora seja um evento originalmente direcionado ao mercado de desenvolvimento de sistemas, o evento é muito relevante no mercado e possui duas trilhas que nos interessam, uma dedicada a Segurança e outra a LGPD. Eu também costumo considerar a Campus Party nesta lista, pois o evento costuma ter atividades relacionadas a segurança e a cultura hacker. Vale a pena lembrar que o Roadsec e o MindTheSec costumam realizar pequenos webinários no decorrer do ano, que vale a pena ficar de olho pois podem rolar palestras interessantes.

A propósito, a BSides São Paulo não vai ocorrer junto ao You Sh0t the Sheriff, mas promete acontecer no segundo semestre (em data ainda não divulgada).

Exceto quando indicado o contrário, o evento será realizado online.

Anote aí na sua agenda:
  • Janeiro/2022
    • 15/01: Hacker Cute - primeira edição desse evento de segurança que promete apoiar causas sociais, pedindo uma doação em troca de participar do evento, com duas trilhas de palestras, com ótimo conteúdo técnico; (veja aqui um post no blog sobre o evento); 
    Fevereiro/2022

  • Março/2022
    • 24/03: Security Leaders Regional Centro-Oeste e DF - O Security Leaders inicia o ano com a sua versão regional para Brasília, Mato Grosso, Mato Grosso Do Sul e Goiás. Segue a fórmula de painéis de debate - como eu sempre digo, com discussões superficiais, com muitos palestrantes, não necessariamente especialistas no tema;
    • 22 a 24/03: TDC Connections (@TheDevConf) (cfp) - O TDC é um evento tradicional e enorme sobre desenvolvimento de software, com várias trilhas de conteúdo, mas costumam ter uma relacionada a segurança e outra focada em LGPD;
  • Abril/2022
  • Maio/2022
  • Junho/2022
Vale a pena destacar que a Flipside mudou sua estratégia novamente, comparada com os anos anteriores. No caso do Roadsec, eles não vão mais fazer eventos regionais, e vão concentrar os esforços em um único mega-evento anual, que antes era o Roadsec São Paulo. Também prometem fazer alguns eventos pequenos, no formato de meetups às quartas-feiras, para manter a marca ativa no decorrer do ano. Além disso, neste ano essa mega-edição do Roadsec mudou para o mês de Julho, na metade do ano. Eles vão realizar o evento presencial, em um novo espaço, a ARCA (um galpão gigante perto do parque Villa Lobos).

Por outro lado, neste ano o pessoal da Flipside decidiu turbinar o MindTheSec. O próprio MindTheSec mudou para um lugar maior, o Transamérica Expo Center, sendo essa a 1a vez que o evento não acontece em um hotel de luxo. Os encontros do Mind The Sec Club, o evento de relacionamento exclusivo e restrito a CISOs convidados, passarão a acontecer em alguns outros estados - agora, Rio, Minas e o Rio Grande do Sul se unem a São Paulo. Além da 8ª edição do Mind The Sec 2022, eles prometem realizar 15 edições do Mind The Sec Sessions (mini evento quinzenal de debates online), dois eventos temáticos (Mind The Sec Summit Fraud e Mind The Sec Summit Compliance) e também prometem o Mind The Sec Summit Latam, percorrendo 6 países da América Latina:
  • 05/10: Cidade do México
  • 13/10: Panamá
  • 19/10: Bogotá
  • 26/10: Lima
  • 10/11: Santiago
  • 16/11: Buenos Aires
Devido ao aumento de casos causado pela variante ômicron do Coronavírus, a Campus Party São Paulo acabou postergando o evento de Fevereiro para Julho deste ano. Outro evento que mudou em 2022 foi o CIAB, tradicional evento gigantesco de tecnologia bancária da Febraban. Eles decidiram renovar e mudar o nome do CIAB, que agora passará a se chamar FEBRABAN TECH e está previsto para ser realizado já no modelo presencial nos dias 9, 10 e 11 de agosto de 2022.

Normalmente o segundo semestre é bem lotado de eventos aqui no Brasil, e alguns deles já divulgaram suas datas - e o calendário está bombando!!!
Aproveite também para assistir alguns eventos internacionais neste ano, já que a maioria deve permitir participação online. Os principais e mais interessantes eventos, na minha opinião, são os seguintes:

Aproveite agora para já reservar sua agenda, planejar viagens, etc.


Se eu esqueci de algum evento brasileiro importante, me avisem.


OBS:
  1. Muitos eventos ainda não divulgaram a data. Vou atualizar esse post assim que tiver novidades.
  2. O site Infosec Conferences tem uma lista de eventos em todo o mundo (não é muito completa, mas ajuda bastante): https://infosec-conferences.com
  3. O Eduardo Fedorowicz mantém um post no Linkedin com um calendário dos principais eventos de tecnologia: Agenda de Tecnologia (Agenda TI) 
  4. Veja também meu post com a minha opinião pessoal sobre como foram os eventos de segurança em 2021.
  5. Post atualizado em 17/02 com informações sobre o Mind The Sec. A BSides Las Vegas confirmou as datas do evento, e que será presencial. Atualizado em 01/04 para incluir a data da BSides Vitória e da BHACK, entre outras coisas. Atualizado em 21/04 para incluir a BSidesJP e revisar um pouco os textos. Atualizado em 28/04, 05 e 12/05, e em 01 e 02/06. Pequena atualização em 22/06.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.